Nesta terça-feira (8), foi inaugurada a Casa de Referência da Mulher Almerinda Gama no Rio de Janeiro. O local, que pretende ser uma referência para denunciar a violência contra a mulher e a insuficiência das políticas públicas para seu combate, fica na rua da Carioca, 37, no centro da capital.
Leia também: Restaurantes liderados por mulheres integram campanha de arrecadação para coletivos feministas
A casa surge da primeira ocupação organizada pelo Movimento de Mulheres Olga Benário no estado. O imóvel ocupado estava vazio havia mais de oito anos, sem cumprir função social, segundo o movimento. O objetivo da ocupação é atender, acolher e organizar mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo orientação e auxílio no momento da denúncia das violências sofridas.
“O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos de violência de gênero no país e o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de casos de feminicídio no mundo. Com esta ação, o Movimento Olga Benário chama atenção para os números alarmantes de violência de gênero, que apesar de subnotificados já se mostram muito superiores à capacidade de atendimento das ferramentas oferecidas pelo Estado”, disse o movimento em nota.
Edição: Mariana Pitasse