Pelo terceiro dia consecutivo, o Rio de Janeiro foi a capital mais quente do país. Na última quinta-feira (3), a estação meteorológica do Alerta Rio marcou 38,9 graus, por volta das 13h, em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade. A sensação térmica no bairro, no entanto, foi muito maior chegando a 45,5 graus.
A máxima registrada na quinta-feira (3) só fica abaixo das temperaturas registradas em 18 de janeiro, que marcou 39,2 graus, 2 de março, com 39,7 graus, e 27 de janeiro deste ano, com 40 graus.
Leia mais: Água de coco: conheça os benefícios e cuidados ao consumir a bebida que é a cara do verão
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade do Rio ficou na quinta-feira mais uma vez no topo das capitais mais quentes, com média de 37,6 graus, seguida de Vitória, no Espírito Santo, com 34,9 graus.
Segundo o serviço de meteorologia Climatempo, nos próximos dias o calor vai continuar no Rio, mas de forma um pouco mais amena. Nesta sexta (4) e sábado (5), poderão ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite, mas as temperaturas continuam um pouco acima dos 30 graus.
As altas temperaturas ocorrem devido a um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar quente. Mas há locais onde o calor é um pouco menor. No sábado, ventos em altos níveis podem causar ligeiro aumento de nebulosidade, mas não há previsão de chuva para esse dia. Entre domingo (6) e segunda-feira (7), o céu volta a ficar claro a parcialmente nublado e também não há previsão de chuva.
Edição: Mariana Pitasse