Paraná

Gratuito

Museu Paranaense promove evento sobre plantas nas práticas do candomblé e do Daime

"Plantas de poder no contexto de tradições e saberes ancestrais" acontece neste sábado (05), às 15h

Curitiba (PR) |
Liberação dos lugares será a partir de 14h45, por ordem de chegada - Foto: Kraw Penas/SECC

Neste sábado (05), a partir das 15h, o Museu Paranaense (Mupa) promove uma conversa gratuita sobre o poder das plantas dentro de tradições e saberes ancestrais A mesa-redonda "Plantas de poder no contexto de tradições e saberes ancestrais" vai trazer a pesquisadora Karoliny Martins, a praticante do Daime e fardada do Céu da Nova Vida, Juliana Rodrigues, além da yalorixá do candomblé Dalzira Maria Aparecida.

Diversos são os saberes e fazeres que perfazem o cultivo, uso e veneração em torno das plantas nas práticas tradicionais, mediadoras das relações entre humanos e o sagrado. Nesse sentido, Karoliny Martins e Juliana Rodrigues irão compartilhar esse conhecimento em torno do Daime, suas qualidades curativas, conselheiras e corretivas.

Da mesma forma, Dalzira Maria Aparecida – Iya Gunã, trará seus conhecimentos e vivências enquanto yalorixá do candomblé sobre o mundo das plantas, domínio de Ossayn, evidenciando práticas de cura física e espiritual por meio de defumações, chás e usos cotidianos.

O evento integra a programação geral do Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas”, promovido pelo Museu. A entrada é gratuita e a liberação dos lugares será a partir de 14h45, por ordem de chegada, até completar a capacidade do local.

O Mupa fica localizado na Rua Kellers, 289, bairro Alto São Francisco, em Curitiba.

Edição: Lia Bianchini