Na última terça-feira (28), dia em que a cidade do Rio completou 457 anos, o prefeito Eduardo Paes (PSD) divulgou em suas redes sociais um vídeo pedindo que fosse demolido o prédio anexo ao Palácio Tiradentes, no centro, para modificar a paisagem da Praça XV.
No vídeo, Paes diz quer que o Rio receba este "presente" do governador Cláudio Castro (PL) e do presidente da Assembleia Legislativa André Ceciliano (PT).
Leia também: Ambulantes: após auxílio da Prefeitura do Rio, cervejaria disponibiliza benefício de R$ 150
“Hoje é aniversário do Rio de Janeiro, 457 anos, e eu vou fazer um pedido de presente de aniversário para o nosso governador Claudio Castro e o presidente da Assembleia Legislativa, o nosso deputado André Ceciliano. Nós tiramos a Perimetral daqui. Estou na Praça XV. Olha que arquitetura fantástica que tem aqui. Tem o Paço Imperial, o Chafariz do Mestre Valentim, o Palácio Tiradentes. E aí tem esse trambolho aqui atrás, que é esse anexo da Assembleia Legislativa”, afirmou.
O Palácio XXIII de Julho, nome do prédio anexo ao Tiradentes, era usado como sede dos gabinetes dos deputados estaduais. O edifício foi devolvido ao governo estadual no dia 23 de novembro de 2021, quatro meses após a transferência dos parlamentares para o antigo prédio do Banerj, na rua da Ajuda, também na região central, conhecido como Banerjão
O edifício substituiu as três sedes da Casa: além do Palácio Tiradentes, um prédio na Rua da Alfândega e o anexo da Praça XV. No total, foram quase três anos de obras para que a Assembleia pudesse se instalar no local. Os debates sobre o novo prédio da Alerj se estenderam por mais de 10 anos.
O Palácio Tiradentes passará por obras e deve ser revitalizado para ser o Museu da Democracia. O espaço contará com salas de exposição, cinemas e atividades interativas.
Edição: Mariana Pitasse