Rio de Janeiro

CAMPANHA

Rio retoma vacinação contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, após nova interrupção

Mais de 221 mil crianças nesta faixa etária ainda não foram imunizadas com nenhuma das doses da vacina

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Primeiro dia da campanha de vacinação, teve 18.604 crianças imunizadas na capital do Rio - Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio retomou na manhã desta segunda-feira (21) a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. O calendário havia sido interrompido na última quinta-feira (17), após o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), informar que a capital estava sem doses suficientes.

Leia mais: Rio inicia vacinação infantil contra covid mas doses são suficientes para apenas dois dias

Na última sexta-feira (18), a Prefeitura comunicou que recebeu novas remessas da Pfizer pediátrica e que já poderia dar continuidade à campanha. Desde o início da vacinação infantil, esta foi a terceira vez em que o calendário precisou ser interrompido por falta de imunizantes para esse público.

O Painel Covid Rio atualizado na tarde desta segunda-feira (21) mostra que a capital vacinou com a primeira dose mais de 338 mil crianças entre 5 e 11 anos. Porém, mais de 221 mil crianças nesta faixa etária ainda não foram imunizadas com nenhuma das doses contra o novo coronavírus.

No último dia 10, o prefeito Eduardo Paes chegou a afirmar, em coletiva de imprensa, quando o Rio estava com 51% deste público-alvo imunizado, que estava sentindo "vergonha, pela primeira vez, de ser prefeito dos cariocas, já que a cidade estava atrás de São Paulo, que até aquele dia havia vacinado mais de 68% das crianças.

Mais dados

Segundo o boletim desta segunda-feira, mais de 6,2 milhões de cariocas estão com a primeira dose, enquanto 5,4 milhões já possuem a segunda dose e quase 2,7 milhões de pessoas estão com a dose de reforço. Desde o início da campanha de vacinação contra a covid, a capital fluminense aplicou 14,5 milhões de doses.

A população estimada do Rio, segundo dados de 2019 do Instituto Pereira Passos, é de mais de 6,6 milhões de pessoas. Atualmente, todas as regiões e bairros do Rio estão com status na categoria de "baixo risco" e há 101 internadas com covid-19 na rede pública municipal, com fila de espera zerada.

O Painel Covid Rio mostra, ainda, o efeito da imunização da população nos dois primeiros anos da pandemia e nos dois primeiros meses de 2022. Em 2020, foram 217.942 mil casos confirmados de covid e 18.962 mortes pela doença na cidade. Em 2021, foram mais de 295 mil casos e 16.056 óbitos.

Já em 2022, mesmo com a alta taxa de contaminação da variante ômicron, o número de casos foi bem mais alto (388.064 casos confirmados da doença) e, proporcionalmente, o número de mortes decorrentes da doença foi baixo quando comparado ao mesmo período de anos anteriores: 929 óbitos nos dois primeiros meses deste ano.

Edição: Eduardo Miranda