As fortes chuvas que atingiram Petrópolis, na região serrana do Rio, na tarde da última terça-feira (15), deixando pelo menos 40 mortos, inúmeros desabrigados e um número ainda não estimado de desaparecidos, foram tema também do noticiário internacional. A repercussão fora do país destacou a devastação da cidade.
Leia também: Petrópolis tem 40 mortos e número ainda não estimado de desaparecidos após temporal
A agência alemã Deutsche Welle relembrou que essa não é a primeira vez que a cidade é atingida fortemente pelas chuvas e destacou que centenas de pessoas morreram devido às enchentes que atingiram a região serrana em 2011.
A agência francesa France-Presse (AFP) tratou sobre como as casas foram destruídas, carros levados pela enchente e muitas lojas ficaram completamente inundadas pelas águas. Também relacionou o episódio com o aquecimento global, que aumenta o risco de fortes tempestades e inundações em diversos países.
Já a agência britânica Reuters relacionou o ocorrido na última terça-feira (16) com outros episódios de fortes chuvas, inundações e deslizamentos na Bahia e em São Paulo.
A norte-americana Associated Press (AP), por sua vez, informou sobre a preocupação de que o número de mortos e desaparecidos deve aumentar à medida que as equipes de resgate vasculham áreas afetadas.
Edição: Mariana Pitasse