Covid e Futebol

Argentina quer apelar a resolução da FIFA sobre partida com o Brasil, suspensa no ano passado

A Associação de Futebol da Argentina solicitará os fundamentos à entidade reguladora do futebol mundial para apelar

|

Ouça o áudio:

A Anvisa alegou que quatro jogadores da seleção argentina não cumpriram protocolos contra covid-19 e o jogo contra o Brasil foi cancelado. - AFP

O presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Claudio Tapia, anunciou na segunda-feira (14) que irá apelar a resolução da Federação Internacional de Futebol (FIFA) sobre a repetição do jogo entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo Qatar-2022, suspensa em setembro de 2021.

Durante as eliminatórias, as medidas de biossegurança do Brasil decretaram que a equipe, que havia permanecido nos últimos 14 dias em países como Reino Unido, Índia e África do Sul, deveria cumprir uma quarentena obrigatória de dez dias.

Por esse motivo, o torneio foi interrompido em 5 de setembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o argumento de que quatro jogadores argentinos haviam violado as restrições de medidas sanitárias contra a covid-19 após chegarem ao Brasil, ao apresentar informações falsas.

Agora, o Comitê Disciplinar da FIFA estabelece uma data e um local para realizar a partida quatro meses após seu cancelamento.

A autoridade também impôs multas financeiras aos jogadores da seleção argentina da AFA, incluindo Emiliano Buendía, Emiliano Martínez, Giovani Lo Ceso e Cristian Romero.

"Como presidente da AFA, estou comprometido a fazer todos os esforços necessários e a apelar da decisão da FIFA em referência à partida de eliminatórias com o Brasil; nossa prioridade é a Seleção Argentina, sempre", disse o diretor da AFA, Claudio Tapia.