Distrito Federal

Pandemia

Cerca de 500 mil pessoas estão com dose de reforço atrasada no DF

População com segunda dose atrasada é estimada em 113 mil

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Mais de 500 mil pessoas ainda não tomaram a dose de reforço no DF; ocupação de leitos de UTI covid-19 chegou a 100% na rede pública - Geoavana Albuquerque/Agência Saúde-DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal estima que cerca de 500 mil pessoas com idade a partir dos 18 anos estão com a dose de reforço atrasada. Até agora, a dose de reforço já foi aplicada em 778.910 pessoas na capital do país.  

Depois de receber a segunda dose de AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac, a pessoa deve retornar, passados quatro meses, para receber a dose de reforço. Para grávidas e puérperas, o intervalo é de cinco meses. Já quem tomou Janssen precisa de um intervalo mínimo de dois meses entre as doses. Os locais de vacina são divulgados diariamente na página da Secretaria de Saúde.

Outras 113 mil pessoas acima de 12 anos já estão aptas a receber a segunda dose dos imunizantes contra a covid-19, mas também ainda não retornaram aos locais de vacinação. Nesse caso, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias para quem recebeu a CoronaVac e de 56 dias para quem tomou AstraZeneca ou Pfizer.

“Hoje, em torno de 90% dos nossos pacientes internados não se vacinaram ou estão com a vacinação incompleta”, alertou o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache.

Nesta terça-feira (8), o DF atingiu 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para covid-19 na rede pública de saúde. 

A Secretaria de Saúde também confirmou nesta terça mais 4.620 novos casos de infecção por covid-19 notificados na capital, além de mais 13 mortes em decorrência da doença. A taxa de transmissão (Rt) está em 1,23, o que significa 100 pessoas contaminam outras 123, indicando a continuidade da expansão da pandemia. Desde o início da crise sanitária, 11.243 pessoas perderam a vida e 644.626 foram infectadas pelo coronavírus no DF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva