Um acidente nas obras da Linha 6 - Laranja do Metrô de São Paulo provocou o desabamento de parte da pista da Marginal Tietê, na zona norte da capital paulista, próximo a ponte da Freguesia do Ó. Imagens aéreas mostram uma cratera que se formou na lateral da pista, com pedaços de asfalto cedendo. Uma caixa d'água acabou sendo engolida. Não houve feridos.
O local atingido é um dos dois poços construídos entre as futuras estações Santa Marina e Freguesia do Ó. Ele fica no lado esquerdo da Avenida Santa Marina, no sentido Centro, nas proximidades da Rua Aquinos. Com o incidente, registrado por volta das 9h, um trecho da via está interditado no sentido da rodovia Ayrton Senna.
A Linha 6 está sendo construída em parceria público-privada entre o governo do estado – comandado por João Doria (PSDB) e, desde 1995, nas mãos de governadores do PSDB – e o grupo espanhol Acciona, responsável pelas obras. Procurada, a empresa não respondeu até o momento.
:: Racha no PSDB revela crise de identidade, diz cientista político ao Programa Central do Brasil ::
O que diz o Corpo de Bombeiros?
Segundo o Corpo de Bombeiros, durante as escavações com o “tatuzão”, máquina responsável por abrir os túneis subterrâneos do metrô, uma adutora foi atingida ou talvez o próprio leito do Rio Tietê. O acidente provocou a inundação da obra.
Ainda de acordo com os bombeiros, todos os trabalhadores conseguiram deixar o local. Apenas dois, que tiveram contato com a água contaminada foram socorridos por precaução.
:: Doria sofre duro revés na Alesp, e análise e votação do “PL da Grilagem” são adiados para 2022 ::
O que diz a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos?
Em nota, a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos diz que assim que tomou conhecimento do acidente no poço de ventilação da Linha 6 determinou o isolamento da área e enviou uma equipe para acompanhar a apuração das causas do acidente.
Assista aos vídeos publicados nas redes sociais:
Muito grave o acidente nas obras da linha 6 do metrô de São Paulo. As primeiras informações indicam que uma adutora foi rompida, o que levou ao desmoronamento de trecho da marginal Tietê. Fundamental apuração imediata. Por sorte, não há registro de vítimas. Selo PSDB de gestão! pic.twitter.com/2cidYEZBsX
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) February 1, 2022
Em São Paulo, mais uma obra, privatizada do metrô, cedeu.
— 🇧🇷 Nilto Tatto - #ForaBolsonaro 🍀 (@NiltoTatto) February 1, 2022
Dessa vez ao que parece o túnel que estava sendo escavado por baixo do Rio Tietê cedeu, as águas invadiram as escavações abrindo uma cratera que interdita parte da Marginal Tietê @Uol https://t.co/1wldQsDYNO pic.twitter.com/a0P2qwj55N
🔴🗣️ Alô #VozesProgressistas
— Vozes Progressistas (@VozProgressista) February 1, 2022
➡️ Atualização, desabamento em SP:
Erro na escavação com a máquina chamada "tatuzão", abre cratera na marginal Tietê ao lado da obra do Metrô.
🎥 Metrópoles pic.twitter.com/lDznFc3Z45
Com informações da Agência Brasil.
Edição: Vivian Virissimo