Rio de Janeiro

Rioprevidência

Aposentados e pensionistas: nascidos em fevereiro devem fazer prova de vida entre dias 11 e 24

Quem não comparece à comprovação anual de vida no prazo tem o pagamento de sua remuneração suspenso

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Os nascidos em janeiro que deveriam ter se recadastrado no mês passado e não o fizeram ainda terão a chance de realizar o procedimento até o fim de fevereiro - Agência Brasil

Agora é a vez dos servidores aposentados e pensionistas do estado do Rio nascidos em fevereiro fazerem a comprovação de vida anual. Segundo o  Rioprevidência, que administra a folha de pagamentos dos inativos estaduais, o processo vai do dia 11 ao dia 25 deste mês, no banco Bradesco.

Quem não comparece à comprovação anual de vida nos prazos estabelecidos tem o pagamento de sua remuneração suspenso no mês subsequente à publicação da falta de comprovação de vida no Diário Oficial.

Leia também: Prova de Vida do Rioprevidência volta a ser obrigatória para servidores inativos e pensionistas

Os nascidos em janeiro que deveriam ter se recadastrado no mês passado e não o fizeram ainda terão a chance de realizar o procedimento até o fim de fevereiro na agência bancária onde recebem seus pagamentos. 

Segundo a regra, a suspensão do pagamento da aposentadoria ou da pensão por seis meses consecutivos acarreta o cancelamento do benefício previdenciário. O restabelecimento depende da comprovação anual de vida na instituição bancária responsável.

A prova de vida ficou suspensa de março de 2020 a janeiro deste ano, devido a pandemia da covid-19. O Rioprevidência ressalta que não solicita a realização da Prova de Vida por meio de aplicativos, e-mails, chamadas de vídeo, mensagens de texto ou ligações telefônicas. Mais informações estão disponíveis no site do Rioprevidência ou pelos telefones 0800-285-8191/ (21) 3850.3350.

Edição: Mariana Pitasse