Com o aumento do número de casos de covid-19 nas últimas semanas de janeiro, provocado principalmente pela variante Ômicron, as instituições de ensino do Rio de Janeiro divulgaram diferentes posicionamentos sobre o cronograma do próximo período letivo.
A Universidade Federal Fluminense (UFF) informou que a decisão sobre as atividades acadêmicas de 2022, agendadas para começarem em 28 de março, foi submetida à consulta pública e está em análise, considerando o cenário epidemiológico vigente para a definição das atividades acadêmicas de forma segura.
Leia também: Podcast Três por Quatro: Brasil vive crise institucional profunda, diz professor da UFRJ
Já a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou na última segunda-feira (24), o adiamento do retorno das aulas presenciais para 15 de fevereiro.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por sua vez, que havia comunicado no início de janeiro o retorno das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão voltariam ainda em modalidade remota até o dia 31 deste mês, manteve o planejamento.
As datas anunciadas pelas universidades valem também para seus respectivos Colégios de Aplicação (CAPs).
Por último, o Colégio Pedro II, que não é uma universidade mas instituição de ensino federal, manteve seu planejamento, anunciado em dezembro, de retomar o ensino presencial pleno a partir de 7 de fevereiro.
Edição: Mariana Pitasse