NEGACIONISMO

Sem citar covid, bolsonaristas lamentam morte de astrólogo Olavo de Carvalho nas redes

Diagnosticado com coronavírus, guru bolsonarista estimulou negacionismo na pandemia; causa da morte não foi divulgada

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Um dos ideólogos do bolsonarismo, escritor morreu nos Estados Unidos; ele estava com covid-19, mas a causa da morte não foi divulgada - WikiMedia Commons

A morte do escritor e guru bolsonarista Olavo de Carvalho nessa segunda-feira (24), aos 74 anos, nos Estados Unidos, mobilizou a solidariedade do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus apoiadores nas redes sociais. A informação do óbito foi divulgada pela família nas redes sociais do astrólogo.

Há pouco mais de uma semana, ele foi diagnosticado com covid-19. Na mesma semana, cancelou aulas de um curso que ministrava de forma online. Durante a pandemia, Olavo de Carvalho fez diversas publicações com teor negacionista nas redes sociais.

:: Bolsonarismo tem raízes em um Brasil construído à margem do Estado, afirmam pesquisadores ::

Em uma dessas postagens, escreveu: "Dúvida cruel. O vírus mocoronga mata mesmo as pessoas ou só as ajuda a entrar nas estatísticas?".

A doença, contudo, foi ignorada nas publicações feitas por integrantes da família presidencial e por deputados federais ligados a Bolsonaro, que também adota postura negacionista em relação à crise sanitária.

:: Morre Olavo de Carvalho: astrólogo estava com covid; causa da morte não foi divulgada ::

Entre os congressistas que se manifestaram até o momento, estão Carla Zambelli (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF) e Carlos Jordy (PSL-RJ). Leia as manifestações:

Esquerda também se manifesta

Líderes de esquerda e ligados a movimentos sociais também comentaram a morte de Olavo de Carvalho nas redes sociais. Em todas as publicações, o teor negacionista das ideias do escritor foram mencionados.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse que "morte não se comemora". Dessa forma, se contrapôs aos termos de maior destaque no Twitter durante a manhã: "grande dia" e "CPF cancelado". As expressões são utilizadas, com frequência, por bolsonarisstas.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) preferiu relembrar uma publicação em que Olavo questiona a letalidade do coronavírus: "Negacionismo mata", escreveu a congressista.

Edição: Leandro Melito