A morte do escritor e guru bolsonarista Olavo de Carvalho nessa segunda-feira (24), aos 74 anos, nos Estados Unidos, mobilizou a solidariedade do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus apoiadores nas redes sociais. A informação do óbito foi divulgada pela família nas redes sociais do astrólogo.
Há pouco mais de uma semana, ele foi diagnosticado com covid-19. Na mesma semana, cancelou aulas de um curso que ministrava de forma online. Durante a pandemia, Olavo de Carvalho fez diversas publicações com teor negacionista nas redes sociais.
:: Bolsonarismo tem raízes em um Brasil construído à margem do Estado, afirmam pesquisadores ::
Em uma dessas postagens, escreveu: "Dúvida cruel. O vírus mocoronga mata mesmo as pessoas ou só as ajuda a entrar nas estatísticas?".
A doença, contudo, foi ignorada nas publicações feitas por integrantes da família presidencial e por deputados federais ligados a Bolsonaro, que também adota postura negacionista em relação à crise sanitária.
:: Morre Olavo de Carvalho: astrólogo estava com covid; causa da morte não foi divulgada ::
Entre os congressistas que se manifestaram até o momento, estão Carla Zambelli (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF) e Carlos Jordy (PSL-RJ). Leia as manifestações:
- Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 25, 2022
- Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre.
Que Deus acolha o Professor e conforte sua esposa Roxane e família.
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) January 25, 2022
Aqui na Terra seus livros, vídeos e ensinamentos permanecerão por muito tempo ainda. pic.twitter.com/6DEctROt7h
Conheci o Professor Olavo de Carvalho de forma espontânea em 2012, em seu programa de rádio, e imediatamente passei a admirá-lo por seu vasto conhecimento, bom humor e, principalmente, por sua coragem.
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) January 25, 2022
O Brasil perde o professor Olavo, o homem que despertou e sacudiu milhões de brasileiros. Filosofia, religião, política,literatura, e muito mais em seus livros e suas aulas.Dono de um temperamento forte e de um grande coração. Deixa um legado e uma saudade imensos. pic.twitter.com/pi6SsCntlT
— Bia Kicis (@Biakicis) January 25, 2022
O Brasil perde um de seus gigantes, mas sua obra continuará VIVA.
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) January 25, 2022
Estará para sempre na mente e no coração do nosso povo, professor. Gratidão.
Minha solidariedade à Roxane e família. Que Nosso Senhor console seus corações e dos milhões de brasileiros que aprenderam a amá-lo. pic.twitter.com/TDvRg3vd3w
Que dia triste! Lamento profundamente o falecimento do professor e filósofo Olavo de Carvalho. É inegável seu legado para o conservadorismo no Brasil e no mundo. Um homem brilhante. Que Deus conforte os corações de seus familiares e o receba no Reino Eterno. Vá em paz, professor!
— Carlos Jordy (@carlosjordy) January 25, 2022
Obrigado Olavo!
— Luiz P. O. Bragança (@lpbragancabr) January 25, 2022
Esquerda também se manifesta
Líderes de esquerda e ligados a movimentos sociais também comentaram a morte de Olavo de Carvalho nas redes sociais. Em todas as publicações, o teor negacionista das ideias do escritor foram mencionados.
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse que "morte não se comemora". Dessa forma, se contrapôs aos termos de maior destaque no Twitter durante a manhã: "grande dia" e "CPF cancelado". As expressões são utilizadas, com frequência, por bolsonarisstas.
A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) preferiu relembrar uma publicação em que Olavo questiona a letalidade do coronavírus: "Negacionismo mata", escreveu a congressista.
O negacionismo mata. pic.twitter.com/MvUNM7K30c
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) January 25, 2022
Morte não se comemora. Nunca. Nem de figura abjeta q influenciou milhões com discurso anti vacina e difundiu fakenews q levaram muitos a minimizar a pandemia. Lamento pelos q perderam suas vidas por acreditar nessas mentiras.#vacinassalvamvidas#vacinassaoseguras#aterraéredonda
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) January 25, 2022
Morre Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo. pic.twitter.com/8GTaSLYbby
— Carol Pires (@pirescarol) January 25, 2022
Olavo de Carvalho, negacionista convicto, antivax e grande conspiracionista, morreu hoje de Covid. Espero que o seu legado seja totalmente esquecido, para que mais pessoas não morram devido a uma doença que existe vacina
— Preta Ijimú (@Nailahnv) January 25, 2022
So lembrando que Olavo de Carvalho não era filosofo, não era pensador, professor, nada. Ele não era nada. Ele era um idiota, charlatão, que passou anos e anos tirando dinheiro das pessoas com suas teorias estapafúrdias.
— Caíto Mainier (@caitomainier) January 25, 2022
Olavo de Carvalho debochou da pandemia.
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) January 25, 2022
Disse q NINGUÉM havia morrido de Covid no mundo, com milhões de mortos.
Anti-vacina, contra lockdown, dizia q era tudo conspiração comunista.
Ele pegou Covid dia 16/01.
Teve sua morte anunciada hj, 9 dias dps. Ainda sem anúncio da causa pic.twitter.com/c4lP9hJMVi
Imagino quantas pessoas Olavo de Carvalho matou com negacionismo? Olavo deveria ter sofrido em vida o peso da justiça por ser o guru da morte. Agora morto, resta desejar que seus aliados no poder sejam responsabilizados e que, pra ele, seja reservado o pior círculo do inferno.
— Thiago Amparo (@thiamparo) January 25, 2022
🚨 Olavo de Carvalho morre oito dias após ser diagnosticado com Covid
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) January 25, 2022
Astrólogo colecionava postagens antivacina e chegou a ter um vídeo excluído no YouTube dizendo que a pandemia não existia. pic.twitter.com/s6vlOYFxPJ
Edição: Leandro Melito