Nesta segunda-feira (24), a Secretaria municipal de Saúde do Rio recebeu mais uma remessa da vacina contra a covid-19 com cerca de 100 mil doses para dar continuidade ao calendário de imunização infantil.
Além de doses da Pfizer, a remessa tem unidades da Coronavac, que teve a aplicação em crianças para uso emergencial foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na semana passada.
Leia também: Instituições sociais criam frente para fortalecer vacinação infantil contra covid-19
Em nota enviada à imprensa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que recebeu, na manhã desta segunda (24), 168.720 doses da vacina Coronavac para população de 6 a 17 anos. As vacinas serão distribuídas ao longos próximos dias "aos municípios que manifestaram não ter estoque do imunizante para iniciar seu uso na referida faixa etária".
Com a nova remessa, o calendário de aplicação na capital está mantido. Nesta segunda e terça (25) a prefeitura segue com a repescagem de meninos e meninas de 11 anos, e crianças a partir dos 5 anos com comorbidades e deficiências. Na quarta-feira (26), começa a vacinação de crianças com 10 anos.
Segundo o Secretária municipal de Saúde, até o momento foram aplicadas 39 mil doses. Apenas na faixa dos 11 anos há 80 mil crianças para serem imunizadas. Ao contrário da Pfizer, a dosagem da Coronavac para crianças é idêntica à ministrada em adultos. Para crianças com comorbidades, apenas a Pfizer é indicada.
Edição: Mariana Pitasse