Patamar arriscado

Em nova alta recorde, Brasil registra mais de 200 mil casos de contágio de covid-19 em 24 horas

País vive segundo dia seguido com número de infecções acima do pior patamar registrado até então, em junho de 2021

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Instalação do artista Siron Franco em homenagem às vítimas da covid-19 - ©Nelson Almeida/AFP

Mais de 204 mil novas contaminações pela covid-19 foram confirmadas no Brasil nesta quarta-feira (19), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. O número é o maior já registrado em território nacional desde os primeiros relatos sobre coronavírus, em fevereiro de 2020.

O recorde no pior momento da pandemia, em junho do ano passado, foi de cerca 115 mil contaminações em um dia. Somente nesta semana, é a terceira vez que os números diários ultrapassam a marca de 100 mil, algo que aconteceu poucas vezes no país.

::Com predomínio da ômicron, Brasil tem maior taxa de transmissão desde março de 2021::

Com o resultado desta quarta, a média móvel de casos no país também chegou a patamares inéditos. Levando em consideração os dados dos últimos sete dias, o cálculo superou 99 mil. Nos períodos mais críticos de 2020, nunca havia ultrapassado 80 mil.

O ritmo de crescimento das infecções se intensifica sem parar desde 22 de dezembro e a média móvel de contaminados já aumentou mais de trinta vezes em menos de um mês. Os números reais podem ser ainda mais expressivos, já que faltam testes para confirmar infecções em todo o país. Além disso, o Rio de Janeiro não repassou os dados mais recentes do estado.

Embora não acompanhe o mesmo ritmo de crescimento e permaneça em níveis considerados baixos, a média móvel de óbitos também vem crescendo. No último período o resulto ficou acima de 220. Mais de 621 mil pessoas perderam a vida por causa da covid no Brasil. Nesta quarta, foram registrados 338 óbitos.

::Gripe e ômicron: menos letais mas muito transmissíveis, surtos aumentam a ocupação hospitalar::

Edição: Vinícius Segalla