COVID-19

Rio Grande do Sul confirma as duas primeiras mortes pela variante ômicron

Secretaria Estadual da Saúde já identificou no estado 264 casos confirmados ou sugestivos para essa linhagem

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Os casos são de residentes dos municípios de Sapiranga (homem de 88 anos) e Progresso (mulher de 86 anos) - FELIPE IRUATA

O governo do Rio Grande do Sul confirmou, nesta segunda-feira (17), as duas primeiras vítimas fatais para a variante ômicron do novo coronavírus. Os casos são de residentes dos municípios de Sapiranga (homem de 88 anos) e Progresso (mulher de 86 anos). A Secretaria Estadual de Saúde (SES) já identificou 264 casos confirmados ou sugestivos para essa linhagem, distribuídos em 46 municípios.

De acordo com a SES, os dois pacientes tiveram início de sintomas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com os óbitos ocorrendo em 2 e 5 de janeiro, respectivamente. Ambos eram vacinados contra a covid-19 e apresentavam comorbidades. O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) realizou os exames que identificaram a variante.

Leia mais: Ômicron já é a variante dominante no mundo

A pasta alerta para a importância de serem mantidas e reforçadas as medidas de prevenção: completar o esquema vacinal e as doses de reforço, usar máscara e evitar aglomerações.

Sobre os casos confirmados 

Entre os casos identificados da variante ômicron, 21 foram confirmados por sequenciamento completo, método mais preciso pelo qual é feita a leitura de toda a cadeia genômica do vírus. Os demais 243 são considerados sugestivos, caracterizados pelas amostras que tiveram o diagnóstico pelo exame de RT-PCR, que identifica parcialmente a variante ou aqueles casos que foram confirmados por serem de pessoas com sintomas e que sejam contato desses casos sugestivos.

:: Por quanto tempo um paciente com covid deve se manter em isolamento? Tire essa e outras dúvidas ::

A ômicron foi identificada originalmente na África do Sul e é apontada como a responsável pelo súbito aumento de casos em vários países, fenômeno também percebido no Rio Grande do Sul nas últimas semanas. As contaminações confirmadas em janeiro de 2022 no estado já superam a soma dos casos de outubro, novembro e dezembro de 2021.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira