Lei aprovada

Canecão, tradicional casa de shows do RJ, será reaberto como centro cultural público da UFRJ

Universidade retomou equipamento em 2010 e pretende disponibilizá-lo como espaço de exposições e eventos

|
Espaço de show foi retomado pela universidade em 2010, e houve necessidade de buscar aprovação municipal para voltar a abrigar espetáculos - Divulgação UFRJ

Foi publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro na última sexta-feira, (14), a Lei Complementar nº 239, que estabelece condições para implantação do novo espaço cultural multiuso com casa de espetáculos no campus Praia Vermelha, na área ocupada pelo antigo Canecão, retomado pela UFRJ em 2010.

O espaço cultural multiuso terá altura máxima de 20 metros. O projeto deverá contemplar embarque e desembarque de passageiros, áreas de carga e descarga e disponibilizar vagas de estacionamento.

::Canecão, palco de nomes como Elis Regina e Chico Buarque, pode ser reaberto no Rio::

A aprovação do projeto está condicionada à apresentação de estudo de impacto sobre os efeitos do empreendimento quanto à qualidade de vida da população residente, incluindo análise de uso e ocupação do solo, geração de tráfego e demanda por transporte público, ventilação e iluminação, estabelecendo ações mitigadoras ou compensatórias necessárias.


Delimitação da área para implantação do equipamento cultural multiuso no campus Praia Vermelha da UFRJ / Reprodução

“Quando assumimos a reitoria, descobrimos que aquele terreno nunca poderia ter sido uma casa de espetáculos, porque havia proibição pela legislação municipal. Tratava-se de uma questão que não havia sido resolvida pelas gestões anteriores”, afirma a reitora, Denise Pires de Carvalho.

A professora comemora a criação da lei que permite a reabertura do Canecão: "isso devolverá à sociedade brasileira esse equipamento icônico da cena cultural carioca, que reflete a potência da produção artística e cultural da sociedade brasileira – intensa, diversa e multifacetada”.

::Iniciativa de fomento à cultura é lançada na cidade do Rio com fundo de R$ 20 milhões::

A próxima etapa é realizar, no segundo semestre de 2022, um chamamento público ou uma licitação que viabilize a construção de um centro cultural "de qualidade e tenha uma governança que dê sustentabilidade de longo prazo para o seu funcionamento", conforme informa a universidade, em nota, que conclui: "Esse centro deverá garantir à cidade o retorno da casa de espetáculos; e à UFRJ, a possibilidade de expansão e exposição de suas atividades culturais."