Consulta

Datafolha: 81% dos brasileiros defendem “passaporte da vacina” para locais fechados

Resultado da pesquisa dialoga com adesão majoritária à imunização contra a covid verificada no país

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |

Ouça o áudio:

No Ceará, por exemplo, apresentação de passaporte da vacina passou a ser obrigatório em dezembro - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (17) mostra que 81% dos brasileiros apoia a exigência de passaporte da vacina para quem for adentrar locais fechados no país, como é o caso de academias de ginástica, restaurantes, locais de festa, entre outros.

Continua após publicidade

O levantamento indica que outros 18% rejeitam a ideia de se cobrar o documento, enquanto 1% das pessoas consultadas não soube responder à questão. Uma pesquisa feita pelo jornal O Globo e divulgada no último sábado (15) mostra que pelo menos 16 capitais do país adotam a exigência do passaporte em locais públicos.

A pauta tem como principal opositor o presidente Jair Bolsonaro (PL), que, durante pronunciamento feito no último dia 31, afirmou que o governo é contrário à adoção do documento.

::Passaporte vacinal, lockdown ou liberar tudo: qual a melhor política para conter a covid-19?::

A sondagem do Datafolha também sinaliza que houve, no país, um salto de 20% para 45% na percepção da população em relação ao descontrole da pandemia. A pesquisa anterior foi feita em 13 de dezembro. A alta vem no momento em que o Brasil vive ampliação do número de infecções causadas pela variante ômicron.

O país já tem mais de 621 mil mortes provocadas pela covid-19 desde o começo da crise sanitária, no primeiro semestre de 2020, e registra mais de 23 milhões de pessoas que se contaminaram com o novo coronavírus em algum momento da pandemia.  

O levantamento colheu 2.023 entrevistas por telefone com pessoas de 16 anos ou mais que possuem celular. Foram consultados brasileiros de todos os estados e no período de 12 a 13 deste mês. A margem de erro da sondagem é de dois pontos percentuais.

:: Como e onde surgiu a variante ômicron do coronavírus? :: 

Adesão

O resultado da pesquisa Datafolha dialoga com a ampla adesão registrada no Brasil à vacinação contra a covid-19. Um ano após o começo da campanha, quase 70% da população tomaram as duas doses contra a doença. 

Ao todo, 15% receberam a terceira aplicação do produto e cerca de 75% do contingente nacional tomaram pelo menos a primeira dose. Os dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que responde pelo painel Monitora Covid-19. 

Edição: Vinícius Segalla