Distrito Federal

Saúde

Saiba onde fazer teste gratuito da covid-19 no DF

Exames são recomendados para quem apresenta sintomas ou teve contato com pessoa infectada

Brasil de Fato | Brasília (DF)* |
Passageiros que desembarcam no aeroporto de Brasília podem fazer teste gratuito para a covid-19 - Foto: Breno Esaki/SES-DF

O Distrito Federal está com três postos públicos de ampla testagem para a covid-19. Eles estão localizados no Aeroporto Internacional de Brasília, na Rodoviária do Plano Piloto e na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Sul, na 612 Sul. A UBS 2 da Asa Norte, na 114/115 Norte, que era o quarto ponto de ampla testagem no DF, deixou de oferecer o serviço, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Esses pontos funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e atendem toda a população do DF, independentemente do local de residência. O serviço é público e gratuito. 

No caso do aeroporto, o teste está disponível para os passageiros que desembarcam na capital, e fica localizado na zona de restituição de bagagens dos voos nacionais. 

:: DF registra quase 100% de ocupação nos leitos públicos de UTI por covid-19  ::

Outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) do DF também realizam testes, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), mas o atendimento vale para moradores das regiões de abrangência dos postos.

Em algumas UBS, segundo a pasta, a distribuição de senhas foi adotada como medida de organização das filas, além de controle da capacidade de atendimento de cada unidade.

Os testes são recomendados para quem apresenta sintomas gripais ou teve contato pessoa infectado. Uma triagem é feita nos postos antes do atendimento.

A Secretaria de Saúde disponibiliza o teste rápido de antígeno Sars-COV-2, que apresenta resultado em até 30 minutos, e o teste RT-PCR, que tem um prazo de entrega de até 48 horas. A escolha do teste é feita de acordo com a avaliação da equipe de saúde, após o acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Locais para fazer o teste de covid-19 - postos de ampla testagem

Rodoviária do Plano Piloto
Atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Ponto de referência: próximo à escada rolante

Aeroporto Internacional de Brasília (exclusivo para passageiros que desembarcam)
Atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Próximo às esteiras com bagagens dos passageiros do desembarque nacional

UBS 1 da Asa Sul
Endereço: Quadra 612 Sul
Atendimento: segunda à sexta-feira das 7h às 19h; aos sábados das 7h às 12h

Testes em farmácia

O DF também vem realizando, ao longo das últimas semanas testes rápidos gratuitos diretamente em farmácias que se habilitaram junto à Secretaria de Saúde. Já foram distribuídos mais de 60 mil kits de testagem.  Até esta terça-feira (8), já haviam sido realizados 7.532 nas farmácias, informou a SES-DF.

O início do atendimento, a definição do horário de testagem, a necessidade de agendamento ou não e a quantidade de testes realizados por dia são definidos pelos 22 estabelecimentos parceiros.

Veja no quadro a seguir a lista de farmácias que participam do programa de testagem para a covid-19 promovido pelo GDF. 


Lista das farmácias parceiras no programa de testagem rápida gratuita para a covid-19 no DF / Divulgação/Fecomércio

*A matéria foi atualizada às 10h03 do dia 17 de janeiro para informar que a UBS 2 da Asa Norte não está mais fazendo ampla testagem para a covid-19, conforme informou a Secretaria de Saúde ao Brasil de Fato. A pasta não esclareceu os motivos da interrupção do serviço na unidade. O texto também foi atualizado às 20h54 do dia 8 de fevereiro para incluir informações sobre a testagem gratuita em farmácias. 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino