Rio de Janeiro

VAI TER DESFILE?

Comitê Científico do Rio adia decisão sobre Carnaval na Sapucaí para o fim de janeiro

Na reunião, especialistas também defenderam a retomada do uso das máscaras de proteção em locais abertos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A reunião teve como principal objetivo reavaliar a decisão do dia 22 de dezembro que permitiu o Carnaval no Sambódromo - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 definiu que a decisão sobre a realização do Carnaval na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, será feita no dia 24 de janeiro. A folia de rua foi cancelada na semana passada pela prefeitura.

Durante a reunião, os especialistas defenderam também a retomada do uso das máscaras de proteção em locais abertos, principalmente quando não for possível manter o distanciamento social, e recomendaram que o plano de volta às aulas presenciais seja mantido na rede municipal.

De acordo com Daniel Becker, médico pediatra e sanitarista que integra o comitê, o retorno dos estudantes à escola está mantido por não haver evidências científicas que fundamentem o ensino remoto ou híbrido.

 Leia mais: Casos de covid aumentaram no Rio após festas de fim de ano?

A reunião teve como principal objetivo reavaliar a decisão do dia 22 de dezembro que permitiu o Carnaval no Sambódromo. 

Recorde de casos

Após as festas de fim de ano, os casos de covid-19 e influenza na capital fluminense explodiram. Na última terça-feira (11), o Rio de Janeiro bateu o recorde de novos casos de covid-19 em 24 horas desde o início da pandemia. De acordo com a prefeitura, foram contabilizados 9.315 novos pacientes com a doença no município.

Leia mais: Gripe e ômicron: menos letais mas muito transmissíveis, surtos aumentam a ocupação hospitalar

As internações também estão aumentando. Em cinco dias, cresceu cerca de quatro vezes o número de internações na rede pública municipal pela covid-19 devido à variante ômicron. Ontem, havia 180 internados pela doença, sendo 110 em leitos de enfermaria e 70, em unidades de terapia intensiva (UTI).

*Com informações do Extra
 

Edição: Jaqueline Deister