Rio de Janeiro

Pandemia não acabou

RJ: Plataforma para agendamento de testes de covid fica fora do ar no primeiro dia de atividade

Site organizado pela Secretaria de Estado de Saúde que agendaria 2.100 testes diários apresentou falha no sistema

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Houve um problema no sistema de agendamento dos testes, sendo marcadas mais pessoas do que o previsto para os próximos três dias - Marcelo Camargo/Agência Brasil

No primeiro dia de agendamento para realizar teste de covid-19 nos nove postos em funcionamento pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio houve falha no sistema, o que levou a pasta a tirar a plataforma do ar. Segundo a SES, foram agendadas mais pessoas do que a capacidade de atendimento prevista.

Leia também: Prefeitura do Rio de Janeiro reabre ponto de vacinação contra a covid-19 na Cidade das Artes

Em nota enviada à imprensa, a secretaria afirmou que houve um problema no sistema de agendamento dos testes, sendo marcadas mais pessoas do que o previsto para os próximos três dias. "Assim que a falha foi identificada, o site foi temporariamente retirado do ar", diz trecho do comunicado.

A pasta ainda destacou que para atender a quem conseguiu fazer o cadastro, foram mobilizadas mais equipes para agilizar a testagem. "Todas as pessoas que agendaram dia e horário pelo site serão atendidas. Porém, as que desejarem poderão realizar a remarcação".

A SES ainda indica que pessoas com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,7 graus e dificuldade respiratória, devem procurar atendimento diretamente em unidades de emergência.

Quando anunciou o agendamento online a partir desta segunda-feira (10) pelo site,  a SES divulgou que estariam disponíveis 2.100 vagas diariamente em nove centros de testagem.

Retorno da plataforma

Com o retorno da plataforma, ainda sem previsão, será possível fazer o agendamento a partir do nome, CPF e data de nascimento,. No cadastro também será escolhido um dos centros e um dos horários disponíveis para comparecer e realizar o teste. No final será gerado um número de protocolo que deve ser apresentado no dia do procedimento junto com um documento oficial de identificação com foto. A marcação é intransferível.

O Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, afirmou na página oficial da Secretaria que “com o aumento de casos de covid-19 em função da circulação da variante Ômicron, vimos a necessidade de realizar a testagem também em pessoas com sintomas leves, que muitas vezes não procuram atendimento médico. A ideia é diagnosticar essa pessoa para que ela possa fazer o isolamento social, reduzindo a transmissão do vírus”.

Serão oferecidos testes rápidos de antígenos e RT-PCR. A Secretaria também informou que pessoas com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5º e dificuldades respiratórias devem procurar imediatamente uma UPA ou emergência hospitalar para realizar o teste de covid-19 e receber atendimento médico.

Na última sexta-feira (7), o Governo Estadual abriu seis centros de testagem nos bairros de Bangu, Campo Grande e Jacarepaguá, na Zona Oeste e Tijuca, Marechal Hermes e Penha, na Zona Norte. Nesta segunda (10), três novos polos começaram a funcionar, eles ficam no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), em Nova Iguaçu, no posto do Iaserj do Maracanã e no Estádio de Atletismo Célio de Barros, também no Maracanã. 

Edição: Mariana Pitasse