Ouça e assista

Infectologista alerta sobre o papel das vacinas na contenção de casos graves de Covid-19

Para o infectologista, é preciso esperar o cenário melhorar efetivamente para voltar com as aglomerações

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC
Foi o fato de deixarmos de usar máscaras que facilitou a chegada da epidemia de gripe

Qual o poder de letalidade da Ômicron? É hora de flexibilizar as medidas sanitárias no Brasil? A postura do Brasil diante da pandemia influenciou no avanço da Influenza? Essas e outras questões são respondidas na edição desta segunda-feira (10) do Programa Central do Brasil. O infectologista Marcos Boulos participa do Entrevista Central e defende a importância de avançar a vacinação no país.

Continua após publicidade

"A vacina é importante para a contenção dessa possível nova onda. Precisamos atingir o total de 80% de vacinados e vacinadas com as duas doses, pelo menos", afirma.

Continua após publicidade

::Aumento de casos neste início do ano pode levar a nova onda de covid, diz biomédica::

Continua após publicidade

Além da covid-19, o surto de Influenza no Brasil, que já atinge ao menos 19 estados, tem preocupado os especialistas. Boulos acredita que "a ausência do uso de máscaras ajudou a propagar outras doenças como a Influenza". O médico também comenta o ataque hacker aos dados do Ministério da Saúde e avalia a gestão do governo de Jair Bolsonaro (PL) na resolução deste apagão de informações.

Continua após publicidade

'É lamentável que não tenhamos dados atualizados sobre a covid para acompanharmos o que de fato está acontecendo. Só sabemos da realidade ao ver as filas dos hospitais, ao escutar os profissionais de saúde que estão na linha de frente que relatam o aumento dos números de infectados", avalia.

::Gripe e ômicron: menos letais mas muito transmissíveis, surtos aumentam a ocupação hospitalar::

O infectologista também analisa o cenário da pandemia no Brasil e aponta as perspectivas para o ano de 2022.

"A perspectiva é melhorar gradativamente. Iniciamos 2022 em condições melhores que estivemos anteriormente. Então,  precisamos esperar o cenário melhorar efetivamente para voltar com as aglomerações, deixarmos de usar máscaras. Agora não é o momento".

E tem mais!

O quadro Nacional traz o calendário eleitoral de 2022 e escuta alguns eleitores sobre as expectativas para as votações. O Embarque Imediato recebe Davi Lobão, coordenador geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais (SINASEFE), sobre a mobilização dos servidores federais que avança em vários setores do funcionalismo público no Brasil. Fechando o programa, a Parada Cultural indica o "Projeto Afro: além da tela", uma plataforma afro-brasileira de mapeamento e difusão de pessoas negras artistas.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

 

 

Edição: Douglas Matos