Rio de Janeiro

PANDEMIA

Prefeitura do Rio cancela Carnaval de rua, mas mantém desfiles na Sapucaí e bailes em clubes

Prefeito Eduardo Paes afirmou que é possível estabelecer protocolos e controle de eventos em locais fechados

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
carnaval rio de janeiro
Presidente da associação de blocos independentes da zona sul e do centro do Rio descartou carnaval fora de época em 2022 - Fernando Maia/Riotur

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou na noite da última terça-feira (4) o cancelamento do Carnaval de rua na cidade por conta da pandemia da covid-19, da variante ômicron e dos numerosos casos de contaminação pelo vírus da gripe nas últimas semanas.

Leia mais: Casos de covid aumentaram no Rio após festas de fim de ano?

A decisão foi tomada após uma reunião com representantes dos blocos, em que esteve presente Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A Prefeitura informou, no entanto, que os desfiles das escolas de samba na Sapucaí e bailes em locais fechados estão mantidos. Segundo Eduardo Paes, nesses locais é possível estabelecer protocolos e fazer controle de acesso de pessoas.

O prefeito afirmou que chegou a propor aos representantes de blocos alguns eventos ao longo do mês de fevereiro em locais fechados, como o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, e o Parque Madureira, na zona norte, mas a proposta não foi bem aceita em razão da relação dos blocos com seus bairros.

Leia também: "Brasil vive cenário de gripe previsto para outono de 2022", diz vice-presidente da SBIm

A presidente da Sebastiana disse à imprensa, ao final da reunião, que a decisão foi tomada não só pela pandemia da covid, mas também pelo avanço de casos da gripe. Ela descartou a possibilidade de eventos dos blocos no meio do ano.

Também ontem, as prefeituras de Niterói e Maricá anunciaram que cancelaram suas programações de carnaval de rua. Maricá ainda não tem registro da variante ômicron, mas informou que os boletins epidemiológicos do Estado do Rio alertaram os municípios para a chegada da nova cepa do coronavírus. O prefeito de Niterói cancelou não apenas o carnaval de rua, como também eventos que seriam realizados em clubes fechados.

Edição: Eduardo Miranda