Rio de Janeiro

SEM FESTA

Mesmo sem casos da variante ômicron, Maricá (RJ) suspende programação de Carnaval

Prefeito Fabiano Horta disse que considerou avaliação de autoridades sanitárias sobre riscos no estado do Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Maricá Carnaval
Neste ano, Carnaval acontece entre 26 de fevereiro e 3 de março, mas diversas cidades podem cancelar a festa - Elsson Campos/Prefeitura de Maricá

Sem ter registrado casos da variante ômicron do novo coronavírus, causador da covid-19, Maricá, no estado do Rio de Janeiro, decidiu cancelar a festa de Carnaval, que neste ano cai entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março. O anúncio foi feito nas redes sociais pelo prefeito Fabiano Horta (PT).

"Considerando a avaliação do Comitê Epidemiológico e autoridades sanitárias sobre os riscos do aumento de casos da variante Ômicron no estado do Rio de Janeiro, decidimos pela suspensão da programação oficial do Carnaval 2022 em Maricá", registrou Horta, em sua conta no Twitter, nesta terça-feira (4).

Leia mais: Blocos de rua e Prefeitura do Rio de Janeiro se reúnem para decidir sobre o Carnaval

Mais cedo, em entrevista à TV Globo, o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, disse que o carnaval deste ano na capital fluminense não será igual aos anteriores e demonstrou preocupação sobre o avanço da variante. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade já tem a transmissão comunitária da variante.

Aumento de casos

Nos últimos dias, por conta das festas de fim de ano, o painel covid da Prefeitura do Rio registrou aumento no total de casos da covid-19. O número de pessoas diagnosticadas com a doença na cidade saltou de 21, no dia 14 de dezembro, para 258 em apenas duas semanas. O número de resultados positivos em testes para covid na capital subiu de 0,7% para 9,6%.

Leia também: Em primeiro pronunciamento após prisão, Jairinho afirma que Henry pode ter sido envenenado

Nesta terça-feira (4), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), falará em entrevista coletiva sobre as perspectivas da cidade para o Carnaval e sobre a reunião que teve com representantes de diversos blocos de carnaval de rua.

Edição: Eduardo Miranda