Rio de Janeiro

"FLURONA"

No Rio, família afirma que adolescente testou positivo para covid-19 e influenza

 Secretaria de Estado de Saúde ainda não confirmou o caso de infecção simultânea

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Adolescente com dupla infecção está imunizado contra a covid-19 e a influenza - Fernando Frazão/Agência Brasil

No Rio, um adolescente de 16 anos testou positivo para covid-19 e influenza. A dupla infecção foi confirmada após o jovem realizar testes em dois laboratórios particulares diferentes. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alega que ainda não recebeu o caso. 

De acordo com informações do G1, o jovem começou a ter sintomas de gripe na semana passada. Os pais decidiram levá-lo a um laboratório particular, onde ele foi submetido a testes rápidos de covid-19 e influenza que deram positivo para ambos. 

Segundo a reportagem, após o resultado, os pais decidiram levar o adolescente a outro laboratório para um exame PCR, que confirmou o resultado anterior. A família informou que o adolescente está imunizado contra as duas doenças.

"Ele é atleta e já está vacinado, tanto contra a covid-19 quanto contra a gripe. Ele está bem, sem nenhum sintoma, mas pode acontecer. Por isso, cuidem-se porque os dois vírus podem existir no nosso organismo ao mesmo tempo", disse a mãe do adolescente, Adriana Soutto Mayor, ao G1

Leia mais: RJ tem seis polos de atendimento para a gripe; prefeitura pretende instalar outros seis

Ao Brasil de Fato, a Secretaria de Estado de Saúde informou que, por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, ainda não há nenhum caso confirmado de infecção simultânea por covid-19 e influenza. Segundo a SES, em geral os casos são notificados pela doença com maior gravidade, no caso a covid-19. 

Em nota enviada à reportagem, a Secretaria ressalta que ainda não existem estudos científicos publicados que confirmem as implicações clínicas ou imunológicas da infecção conjunta. O órgão reforça que vai acompanhar qualquer ocorrência que venha a ser notificada no estado.

Primeiro no mundo

No último domingo (2), Israel informou o primeiro caso de dupla infecção por covid-19 e influenza em uma mulher jovem. O caso foi apelidado de “flurona”.

A paciente está grávida e, segundo relatórios israelenses, ela testou positivo para ambas as doenças e foi hospitalizada, embora apresentasse somente sintomas leves.
 

 

Edição: Jaqueline Deister