Sem governo federal

Governador Rui Costa afirma que Bahia aceita ajuda direta da Argentina

Diante das necessidades em meio a tragédia na Bahia, petista fala em soma de esforços para acelerar reconstrução

|
Bombeiros e policiais militares fazem o resgate de pacientes do Hospital Costa do Cacau para Ilhéus - Camila Souza / GOVBA

O governador Rui Costa (PT) afirmou que vai aceitar diretamente a ajuda humanitária oferecida pela Argentina à Bahia diante da tragédia provocada pelas chuvas no estado. A informação foi divulgada na conta do Twitter do petista. “Me dirijo a todos os países do mundo: a Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento".

Em férias no sul do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro havia recusado a ajuda argentina na manhã desta quinta (30). Segundo ele, não seria necessário porque as Forças Armadas estão prestando assistência à Bahia. De acordo com o governo brasileiro, via Itamaraty, a ajuda poderia ser aceita em “hipótese de agravamento da situação”. O estado da Bahia já conta 25 mortos em função das enchentes e desabamentos. Há 151 cidades em estado de emergência e mais de 90 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

O governo da Argentina se comprometeu a enviar à Bahia, de imediato, dez profissionais conhecidos como “capacetes brancos”. São especialistas nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial às vítimas de desastres.

“Os baianos e brasileiros que moram aqui no estado precisam de todo tipo de ajuda. Estamos trabalhando muito, incansavelmente, para reconstruir as cidades e as casas destruídas, mas a soma de esforços acelera este processo, portanto é muito bem-vinda qualquer ajuda neste momento”, afirma o governador baiano.