Solidariedade

Atuação do MST no Pará é reconhecida com prêmio de direitos humanos

A honraria foi concedida na premiação da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH)

Brasil de Fato | Belém (PA) |

Ouça o áudio:

Movimento popular foi reconhecido pela sua atuação em defesa da classe trabalhadora e por sua atuação pela justiça social no Brasil - Cristivan Alves/SDDH

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Pará foi reconhecido pela sua atuação em defesa da classe trabalhadora e por sua atuação pela justiça social no Brasil. A honraria foi concedida na última quarta-feira (22) durante premiação promovida pela Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH). 

Entre os fatos que levaram o movimento popular a receber o prêmio está a campanha que doou alimentos da agricultura familiar para quem enfrenta a fome. 

:: MST doa 10 toneladas de alimentos para o combate à fome no Pará ::

Na região Norte do país, 67% da população vivenciou a dor de saber se teriam ou não comida no prato, segundo pesquisa divulgada pela Food for Justice, um instituto de estudos latino americano que analisou os efeitos da pandemia da covid-19 sobre a alimentação da população brasileira.

Os alimentos doados pelo MST no Pará foram produzidos em diversos acampamentos e assentamentos do MST, dentre eles, o Assentamento Abril Vermelho, em Santa Bárbara; Carlos Lamarca, em Capitão Poço; Luiz Carlos Prestes e Acampamento Marighela, em Irituia.

:: Ribeirinhos do Pará sofrem diariamente com a dúvida: vai ou não ter comida? ::

Na região metropolitana de Belém, o MST está presente desde 1998 e com a regional cabana, como é conhecida entre a militância do movimento, a SDDH tem estabelecido importante parceira com os Sem Terra nesse período. A SDDH⁩ foi fundada em 1977 e é uma organização que surgiu como resistência contra a ditadura na Amazônia.

O MST recebeu o prêmio destaque este ano ao lado de indígenas, quilombolas, sindicalistas e movimento de mulheres.

Assista também:

**Com informações do MST no Pará.

Edição: Vivian Virissimo