Ouça e Assista

Tempero da Notícia: Saída de Alckmin do PSDB pavimenta caminho de aliança com Lula para 2022

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos
Há quem critique a aliança com um político que durante toda a sua vida foi oposição ao PT

A saída do ex-governador Geraldo Alckmin do PSDB já era esperada e foi confirmada nesta semana. Agora, o caminho para uma aliança entre Alckmin e Lula para as eleições de 2022, está cada vez mais pavimentado. Este é um dos destaques desta semana no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Continua após publicidade

Há quem critique a aliança com um político que durante toda a sua vida foi oposição ao PT, mas Vianna lembra que a "aliança são feitas entre os diferentes". A chapa seria uma possibilidade de ampliar a governabilidade de um futuro governo do PT.

E o cenário para as eleições presidenciais tem se consolidado cada vez mais. Dois institutos, Ipec (ex-Ibope) e Datafolha divulgaram pesquisas nesta semana e, nas duas, Lula lidera com larga margem e tem chance de derrotar seus adversários ainda no primeiro turno. Segundo as pesquisas, Lula teria 48%, contra 22% de Bolsonaro e 9% de Moro. Ciro Gomes teria 7% e João Doria somaria 4% das intenções de voto.

::Datafolha: Lula pode vencer no 1º turno e tem larga vantagem sobre Bolsonaro, Moro e Ciro::

Ciro (PDT), que não conseguiu disparar nas pesquisas, foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta semana. Ele e seu irmão, o senador Cid Gomes (PDT-CE) são ligados a um esquema de favorecimento nas obras da construção do estádio Castelão, no Ceará, que foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Analistas avaliaram que a operação foi ilegal, já que os casos são relativos a 2011 e buscas e apreensões 10 anos depois não se justificariam.

Políticos de diversos partidos e orientações ideológicas demonstraram apoio ao ex-governador do Ceará durante a semana, entre eles, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

Quem foi para a Panela de Pressão é o apresentador do SBT, Ratinho. Durante participação em seu programa de rádio, Ratinho disse que metralharia a deputada federal do PT-RN, Natália Bonavides, por conta de um projeto apresentado pela parlamentar, para acabar com as definições de marido e mulher durante as celebrações religiosas de casamento.

Ratinho ainda fez declarações machistas, ao falar que Bonavides deveria "lavar as cuecas do seu marido". A deputada já avisou que processará o apresentador.

::Opinião | O papa e os movimentos populares: olhar o mundo a partir de baixo::

No Cafezinho, uma homenagem ao Papa Francisco, que completa 85 anos. Argentino, Jorge Mario Bergoglio é o primeiro papa do hemisfério sul desde o surgimento da Igreja Católica e tem demonstrado, desde o início de seu papado, posições mais progressistas e ligadas às raízes da religião, como o acolhimento aos mais pobres e a luta pela igualdade.  

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes