Eleições 2022

Segundo Datafolha, Alckmin, Haddad e França lideram disputa pelo Governo de São Paulo

A pesquisa de 13 a 16 de dezembro, ouviu 2.034 eleitores em 70 municípios do estado

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Em um cenário sem Alckmin, Haddad lidera com 28% - Foto: Divulgação TSE

Geraldo Alckmin (sem partido), Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB) lideram a disputa para o Governo de São Paulo, é o que mostra a mais recente pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (18) sobre a eleição para a sucessão de João Doria (PSDB).

A pesquisa ouviu 2.034 eleitores de 13 a 16 de dezembro, em 70 municípios do estado paulistano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Doria foi escolhido para concorrer à Presidência da República, logo, descarta concorrer à reeleição como governador.

Leia também: Jantar com Lula, Alckmin e lideranças, no domingo, é ensaio de frente ampla em São Paulo

O ex-governador Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB nesta semana e está atualmente sem partido, lidera a corrida eleitoral no estado paulistano com 28% das intenções de voto. Em seguida, Fernando Haddad vem em segundo lugar com 19%, e lidera com 28% em um cenário sem Alckmin. Márcio França assume o terceiro lugar com 13% das intenções de votos em 2022.

Na sequência, Guilherme Boulos (PSOL) assume 10%; o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (sem partido), 5%; Arthur do Val (Patriota, 2%), Vinicius Poit (Novo) e Abraham Weintraub (sem partido), ambos com 1% cada. Brancos e nulos somam 16%, e 4% não opinaram.

Pesquisa: sem Alckmin 

A pesquisa também levantou o percentual dos candidatos em um cenário sem Alckmin. Neste caso, Haddad lidera com 28%. Já França permanece com 19%, Boulos oscila de 13% para 11%, Tarcísio, de 6% para 7%, Garcia, de 5% para 6%, Arthur do Val, de 5% para 3%, Weintraub, de 2% para 1%, e Poit fica em 1%. Os votos brancos e nulos são 21%, e 4% não responderam.

::7 coisas que você precisa saber antes de ler uma pesquisa eleitoral de 2022::

Pesquisa: sem Alckmin e sem Haddad

No terceiro cenário testado pelo Datafolha, simulando um acordo em que tanto Alckmin quanto Haddad deixam a corrida, o ex-governador, Márcio França, assume a posição de liderança com os mesmos 28% dos rivais. Além da possibilidade do tucano disputar a vice-presidência da República, o petista pode concorrer ao Senado. 

Após França, neste cenário sem Alckmin e sem Haddad, Guilherme Boulos aparece na segunda colocação, com 18%. Tarcísio (9%) empata novamente com Garcia (8%). Arthur do Val fica com 4%, Weintraub, 2%, e Poit, 1%. Os votos brancos e nulos são 25%, e 5% não responderam.

Edição: Daniel Lamir