DICAS

O que fazer neste fim de ano no Rio de Janeiro?

O Brasil de Fato selecionou algumas atividades ao ar livre para "recarregar as energias" dos nossos leitores e leitoras

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Pôr do sol no Parque da Cidade em Niterói (RJ) - Foto: Marcelo Paulo da Silva/Prefeitura de Niterói

O fim de ano está chegando e com ele a tão esperada folga e descanso. O avanço da vacinação contra a covid-19 ampliou as opções de lazer com segurança pelas cidades. As atividades ao ar livre tornaram-se opção para muitas pessoas que querem aproveitar mais o contato com a natureza e também circular mais pelas cidades após de um ano de restrições por conta da pandemia.

Pensando nisso, o Brasil de Fato selecionou alguns programas para os nossos leitores e leitoras que pretendem aproveitar o recesso no estado do Rio. Confira: 

Trilha Transcarioca

O que é? 

A Trilha Transcarioca cruza o Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 180 km, saindo da Barra de Guaratiba até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar. Durante o passeio, o caminhante vai conhecer um pouco mais da história da cidade e também da biodiversidade contida na mata Atlântica.

O trajeto interliga nove unidades de conservação de proteção integral: Parque Natural Municipal de Grumari; Parque Estadual da Pedra Branca; Parque Nacional da Tijuca; Parque Natural Municipal da Cidade; Parque Natural Municipal da Catacumba; Parque Natural Municipal Fonte da Saudade; Parque Natural Municipal Jose Guilherme Merquior; Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca e Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Os 25 pontos da trilha podem ser feitos na sua integralidade ou em seções, de acordo com o interesse, a aptidão e a disponibilidade de tempo do caminhante.

Local: Rio de Janeiro

Quando? Sempre aberto (O caminhante deve se informar dos horários junto às respectivas Unidades de Conservação.)

Valor: Entrada gratuita

Mais informações: www.trilhatranscarioca.com.br 

 
Parque da Cidade

O que é?

O local é uma área de preservação ambiental (APA) considerado como um dos principais pontos turísticos de Niterói. Com uma bela vista da cidade e visão panorâmica única das Lagunas, Praias Oceânicas, Baía de Guanabara e Ponte Rio-Niterói, o atrativo é uma ótima opção para quem quer curtir um pôr-do-sol ou fazer um piquenique em meio à natureza. 

Local: Estrada da Viração, s/n° – São Francisco, em Niterói 

Quando? De terça a domingo, das 7h às 18h 

Valor: Entrada gratuita

Mais informações: http://www.visit.niteroi.br/parquedacidade/ 

Mercadão de Madureira

O que é?

O famoso mercado popular da zona norte do Rio é uma ótima opção para quem quer fazer compras por um bom preço. O local tem mais de 100 anos e começou como uma feira agrícola em 1914. Desde a década de 1950 se estabeleceu como principal polo comercial da região e recebeu recentemente o título de Patrimônio Cultural do Povo Carioca.

Local: Avenida Ministro Edgard Romero, 239 , 239 – Madureira, no Rio de Janeiro

Quando? De segunda a sábado das 9h às 17h e domingo das 9h às 13h

Valor: Entrada gratuita

Mais informações: http://mercadaodemadureira.com/ 

Gruta da Sacrístia

O que é?

Localizada em Maricá, entre Ponta Negra e Jaconé, a Gruta Sacristia é o local ideal para quem quer desfrutar de uma bela vista para o mar em meio a uma formação rochosa de 2 bilhões de anos erodida pela água do mar. Ao lado da gruta tem a pequena Praia da Sacristia.


A Gruta da Sacristia fica em Maricá, na região metropolitana / Foto: Clarildo Menezes/ Prefeitura de Maricá

Local: Rua Ponta Negra – Maricá

Quando? Sempre aberto

Valor: Entrada gratuita

Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

O que é?

O chamado Parque do Vulcão foi criado em 1998 e está localizado no conjunto orográfico do Maciço do Mendanha formado pelas serras do Mendanha, Gericinó e Madureira. 

O local possui 8km de trilhas sinalizadas que levam seus frequentadores a belas cachoeiras e poços d’água entre a Pedra da Contenda e a Serra do Vulcão. E entre uma trilha e outra é possível conhecer parte da história de Nova Iguaçu, como a sede da Fazenda Dona Eugênia, construída no século XIX, e as ruínas do clube Dom Felipe, que funcionou até meados da década de 1960.

Local: Nova Iguaçu

Quando? De terça-feira a domingo, das 8h às 16h. 

Valor: Entrada gratuita

Mais informações: http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semam/parque-natural-municipal-de-nova-iguacu/ 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse