Memória

Parque Madureira, no Rio, é rebatizado em homenagem ao sambista Monarco

Considerado um dos maiores parques da cidade, Parque Madureira agora se chama Parque Mestre Monarco

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O sambista foi compositor, cantor, diretor de harmonia, agregador e personagem único na história do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela - Arquivo/EBC

O Parque Madureira, localizado na zona Norte do Rio de Janeiro, agora se chama Parque Mestre Monarco. O decreto de mudança do nome partiu do prefeito Eduardo Paes (PSD) e foi publicado no Diário Oficial do município desta quinta-feira (16).

Leia também: Artistas e amigos se despedem de Monarco, o baluarte da Portela

O novo nome do parque, um dos maiores da capital, é uma homenagem ao compositor Hildemar Diniz, o Monarco, falecido no último sábado, aos 88 anos. Ele estava internado desde o dia 21 de novembro no Hospital Federal Cardoso Fontes, onde foi submetido a uma cirurgia no intestino e passou por complicações.

O sambista foi compositor, cantor, diretor de harmonia, agregador e personagem único na história do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, a mais vitoriosa das escolas cariocas. Ao todo, foram oito décadas de dedicação ao samba.

Monarco fez diversos shows no Parque Madureira. Em 2015, ele dividiu o palco com Paulinho da Viola para fazer uma homenagem a Cartola em uma apresentação do bloco Timoneiros da Viola, que reuniu cerca de 50 mil pessoas. A festa também contou com a presença de Tia Surica e de baluartes da Velha Guarda da Portela.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse