Rio de Janeiro

SUSTENTABILIDADE

Agroecologia e preservação nas favelas do Rio é tema do programa Papo na Laje

Produção do Brasil de Fato RJ valoriza as experiências da juventude toda quinta-feira na TV Comunitária e Youtube

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A apresentadora Juliana França entrevistou Severino Franco e Lucas Fernando sobre experiências de agroecologia nas favelas - Stefano Figalo/Papo na Laje

Agroecologia é muito mais que um sistema de produção de alimentos sem agrotóxico e que preserva o meio ambiente. A contribuição da agroecologia nas favelas do Rio de Janeiro é o tema do programa Papo na Laje que vai ao ar nesta quinta-feira (16). O episódio aborda experiências na favela da Rocinha, e na Serra da Misericórdia, que se estende por diversos bairros da zona norte carioca.

Leia mais: 

A Associação de Cultura Arte e Esportes da Rocinha (ACAER) atua há mais de 20 anos na comunidade. Além de estimular a identidade cultural, a organização também trabalha pela revitalização do Parque Ecológico, inserção de árvores nativas na floresta da Tijuca e doação de mudas alimentícias para os moradores.

Severino Franco é mestrando em Planejamento Ambiental  na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e co-fundador da ACAER. No programa, ele defende que a agroecologia é um conjunto de fatores que promovem a qualidade de vida.

"Tento construir na cidade o entendimento de que é necessário amenizar os impactos ambientais e sociais, porque os maiores afetados pelas catástrofes ambientais são os mais pobres. Sustentabilidade é um conjunto de coisas, envolve saúde, educação, infraestrutura e a natureza é parte disso", disse Severino.

Defender a última área verde da zona norte da cidade, o maciço da Serra da Misericórdia, é um dos objetivos da ONG Verdejar Socioambiental. Desde os anos 1990, a organização busca valorizar a cultura e saberes de seus habitantes e, com isso, contribuir para o desenvolvimento sustentável local.

"A fome vem crescendo drasticamente, pra quem o agro é pop? Nós que estamos nas periferias precisamos conquistar as tecnologias que a agroecologia apresenta para ser sustentável. A agroecologia tem o poder de levar para as pessoas o real valor da alimentação e seus processos", conta Lucas Fernando, bolsista do projeto tecnologias sociais e saúde na favela da Verdejar em parceria com a Fiocruz.

"Na vida real o agro é morte, invade terras indígenas, do pequeno produtor, derruba a Amazônia. Exporta toda produção enquanto o povo come osso. Distribuímos cesta de alimentos na Rocinha e tem horas que bate um desespero pelo tamanho da demanda", completa Severino da ACAER.

Papo na Laje

O programa de TV Papo na Laje reúne jovens de periferias e favelas do Rio de Janeiro para debater assuntos relevantes do dia a dia da sociedade e da classe trabalhadora. 

Toda quinta-feira um programa inédito do programa é transmitido no YouTube e na TV Comunitária do Rio de Janeiro, no canal 6 da NET. A apresentadora, atriz e ativista Juliana França recebe convidados que realizam trabalhos sociais em regiões vulneráveis. O encontro acontece em diferentes lajes das periferias e favelas.

Assista o episódio desta quinta (16), às 18h no youtube:

 

Edição: Clívia Mesquita