O número de mortos após a explosão de um caminhão-tanque carregando gasolina no norte do Haiti subiu para 75, de acordo com as autoridades locais, no mais recente desastre que atingiu o país caribenho.
O vice-prefeito de Cabo Haitiano, Patrick Almonor, afirmou em um comunicado que o número de mortos na explosão aumentou para 75. "O que aconteceu é terrível. Perdemos muitas vidas", disse ele.
No Twitter, o primeiro-ministro Ariel Henry declarou: "serão decretados três dias de luto em todo o território nacional, em memória das vítimas desta tragédia sofrida por toda a nação haitiana".
Trois journées de deuil national seront décrétées sur toute l'étendue du territoire, en la mémoire des victimes de cette tragédie qui endeuille la nation haïtienne tout entière. 1/2
— Dr Ariel Henry (@DrArielHenry) December 14, 2021
Henry também afirmou que seu governo implantará hospitais improvisados na área do acidente para ajudar as pessoas afetadas.
Na ONU, o porta-voz Stephane Dujarric falou sobre a tragédia.
"Nos unimos aos nossos colegas de lá [do Haiti] para expressar nossos mais profundos pêsames e nossa solidariedade ao povo haitiano, após a explosão de um caminhão-tanque de gasolina durante a noite [anterior] na cidade de Cabo Haitiano, no norte do país", disse ele.
A explosão ocorreu quando dezenas de pessoas se reuniram ao redor do caminhão-tanque virado para coletar o combustível derramado.
Après le drame, le gouvernement et les pouvoirs publics ont été mobilisés. Des fonds d'urgence ont été débloqués. Des mesures seront par ailleurs prises pour l'organisation des funérailles nationales en faveur des #victimes.#Haïti pic.twitter.com/nGzl0nhHTf
— Dr Ariel Henry (@DrArielHenry) December 14, 2021
Os hospitais da cidade viram superada sua capacidade de receber os feridos no acidente.
Uma enfermeira do Hospital da Universidade Justinien disse a um veículo de imprensa que eles não tinham capacidade para atender "aquele número de pessoas gravemente feridas (...) Receio que não seremos capazes de salvar a todos".
A la tête d'une importante délégation, je suis actuellement au Cap où j'ai pu constater l'ampleur des dégâts. A l'hôpital Justinien où je visite les blessés, c'est avec le coeur déchiré que je constate l'état critique de certains de nos compatriotes admis à cet établissement. pic.twitter.com/fX5A0yjQm9
— Dr Ariel Henry (@DrArielHenry) December 14, 2021
"Precisamos de recursos humanos e também de recursos materiais, especificamente soro, gaze e qualquer coisa que possa ser usada para queimaduras graves", disse a prefeita de Cabo Haitiano, Yvrose Pierre.
Almonor explicou que a detonação ocorreu depois que o caminhão capotou na madrugada desta terça-feira na área de Samaria, na entrada leste da cidade, e dezenas de pessoas se aproximaram para tirar combustível.
"Os moradores locais aglomeraram-se em volta do caminhão quando ocorreu a explosão", disse Almonor.
Au moins 40 morts et plusieurs blessés suite à une explosion d'un camion de carburant au Cap-Haitien .Par ailleurs,les blessés sont actuellement à l'hôpital. Il faut
— Angelo Fred PERRIN (@AngeloPerrin) December 14, 2021
signaler que l'explosion a été causée après que le chauffeur du camion voulait épargner une moto sur la route. pic.twitter.com/kMbTAuzUYc
Os feridos, muitos com lesões que comprometem a sua vida, foram imediatamente levados para hospitais próximos. Uma imagem publicada por um jornal local mostra dezenas deles sendo atendidos no pátio do principal hospital da cidade (Justinien).
O diretor do hospital, Dr. Calhil Turenne, explicou que foi preciso atendê-los do lado de fora devido à falta de espaço e ao fato de sua equipe estar sobrecarregada com o número de feridos que recebeu e com a falta de soro, gaze e outros recursos.
Explosion d’un camion-citerne qui transportait de l’essence hier soir au Cap-Haïtien ,le bilan partiel est de 32 morts selon le maire adjoint Patrick Almonord #news #informations
Posted by Gray News on Tuesday, December 14, 2021
A situação é igualmente tensa no Hospital da Convenção Batista do Haiti, onde um número desconhecido de feridos é tratado, segundo seu diretor, Dr. Euclide Toussaint.
O presidente da comissão municipal, Yvrose Pierre, declarou à mídia que é necessário ajuda urgente para atender aos sobreviventes. Já o delegado departamental, Pierrot Augustin, afirmou que a cidade não estava preparada para uma tragédia dessa magnitude.
J’ai appris, avec désolation et émoi, la triste nouvelle de l’explosion, hier soir, au Cap-Haïtien, d’un camion citerne qui transportait de l'essence et qui a causé, selon un bilan partiel, une quarantaine de morts, des dizaines de blessés, ainsi que d’importants dégâts matériels
— Dr Ariel Henry (@DrArielHenry) December 14, 2021
Segundo a mídia, várias autoridades locais estão presentes no local do incêndio para quantificar os danos, enquanto os corpos continuam aparecendo.
Há vários meses, o Haiti tem enfrentado um grave déficit de combustível que afetou o custo de vida das pessoas. Essa situação tem sido aproveitada pelo crime organizado para sequestrar caminhões-tanque e vender seu conteúdo a preços exorbitantes.
Trasladamos nuestras sentidas condolencias al pueblo y gobierno de Haití por la pérdida de vidas humanas y los heridos ocasionados por la explosión de un camión cisterna en la localidad de Cap-Haitien. Sean extensivas estas a familiares y allegados de las víctimas. pic.twitter.com/hvY00AOdOf
— Bruno Rodríguez P (@BrunoRguezP) December 14, 2021
Por meio de um tweet do Chanceler Bruno Rodríguez, o governo de Cuba expressou seus pêsames pela tragédia ocorrida no país caribenho.
"Transmitimos nossas mais sinceras condolências ao povo e ao governo do Haiti pela perda de vidas humanas e ferimentos causados pela explosão de um caminhão-tanque na cidade de Cabo Haitiano. Nossos sentimentos aos familiares e amigos das vítimas", diz a mensagem.