No programa Bem Viver deste sábado (11), a artista multipremiada Elisa Lucinda fala sobre a atual situação política do país e sobre luta anti racista e feminista.
“No Brasil parece que a gente abriu a porta do inferno. Estamos vendo cenas bizarras de ódio e de racismo, sem nenhum pudor. Mas acho que nossa democracia e nossa evolução como povo mudou de fase”, disse. “Ninguém inventou essa gente. Ela é fruto real do colonialismo brasileiro e da nossa história, que se desenvolveu com muita violência. Essas pessoas sempre existiram e nós, pretos, estamos falando delas há muito tempo.”
A entrevista desta edição é um trecho da sua conversa com BdF Rio Grande do Sul, após a participação na conferência inaugural do projeto literário Diálogos Contemporâneos, que reúne intelectuais para debater temas importantes do país. Lucinda escolheu falar sobre “Empatia e Solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito”.
“O mundo sempre vai para trás e para frente. Tem muita gente batendo um tambor que faz o país ficar retrógrado, atrasado e desmanchando feitos e tem uns pedaços da humanidade que avançam. Por exemplo, se incêndios na Amazônia estivessem acontecendo quando eu tinha 10 anos, não haveria nenhuma organização que pudesse fazer algo. Então o mundo avançou bastante”, pontou.
O Bem Viver é uma produção do Brasil de Fato em parceria com a Rede TVT. Na emissora paulista, que abrange a Grande São Paulo, a produção vai ao ar às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU Recife, TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul.
E tem mais...
Depois de quase dois anos de isolamento, como lidar com a retomada do convívio social? A psicóloga, Ivani Oliveira, explica.
A edição ainda traz no Mosaico Cultural as novas vozes do repente, que foi reconhecido no fim deste ano como Patrimônio Cultural do Brasil.
Os benefícios de consumir sementes, grãos e legumes germinados no Alimento é Saúde e a farmácia viva, a produção de medicamentos fitoterápicos dentro do SUS.
No Comida de Verdade, Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, ensina "uma receita indígena, com um ingrediente super brasileiro e que todo mundo adora": a paçoca.
Onde assistir
Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Quando
Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h.
Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h.
Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Edição: José Eduardo Bernardes