VANTAGEM PETISTA

Lula segue na liderança e venceria qualquer um no 2º turno, diz pesquisa Ideia/Exame

Ex-presidente apresentou estabilidade em relação ao levantamento anterior feito pela mesma empresa

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Lula tem 28% na pesquisa espontânea e varia de 37% a 42% nos cenários estimulados - Ricardo Stuckert

Uma pesquisa eleitoral feita pela Ideia, encomendada pela revista Exame e divulgada nesta sexta-feira (10), apontou que o ex-presidente Lula (PT) mantém larga vantagem no primeiro turno e que ele ganharia as eleições no segundo turno contra qualquer adversário. Clique aqui e faça o download da íntegra.

Em um cenário com todas as pré-candidaturas consideradas, Lula (PT) soma 37%, Bolsonaro (PL) tem 27%. Eles são seguidos por Moro (Podemos) com 10%, pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT) 6% e pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB) 4%. Rodrigo Pacheco (DEM), Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Cabo Daciolo (Patriota) marcam 1% cada. Em votos válidos, Lula tem 43%.

::: 7 coisas que você precisa saber antes de ler uma pesquisa eleitoral de 2022 :::

Levantamento feito pela mesma empresa, divulgado em 12 de novembro, apontava Lula com 35% e Bolsonaro, 25%. Os dois apresentaram estabilidade, enquanto Moro, que aparecia com 5%, teve crescimento de 5 pontos percentuais. A alta já havia sido capta pelas pesquisas feitas por Paraná PesquisasPoderDataIpespe e Sensus em novembro.

A pesquisa Ideia/Exame foi realizada de 6 a 9 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. Os dados foram coletados por contato telefônico com moradores de todas as regiões do país. Foram utilizadas 1.200 entrevistas. 

::: Lula tem 51% das intenções de voto e pode ganhar eleição no 1º turno, aponta pesquisa Sensus :::

Nas simulações de segundo turno, Lula vence Bolsonaro (47% a 36%), Doria (48% a 24%), Moro (44% a 33%) e Ciro (42% a 26%). Bolsonaro também é derrotado por Moro (36% a 34%) e por Ciro Gomes (38% a 37%).

Na pesquisa, Bolsonaro segue liderando a rejeição, com 48%. Em seguida vem Lula, com 40%. No levantamento, no entanto, Doria, um dos líderes de rejeição em outros estudos, aparece com 22%, e Moro, que também tem altos índices de rejeição, com 21%. Ciro é rejeitado por 20%.

Edição: Anelize Moreira