MINERAÇÃO

Atingidos por barragem de Antônio Pereira (MG) paralisam rodovia e reivindicam direitos

Moradores do distrito sofrem com o risco do rompimento da barragem da Vale

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Durante a manifestação, atingidos reivindicaram ações de reparação por parte do poder público - Comunicação MAB

Na manhã desta quarta (1º), atingidos por barragem de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG), paralisaram a rodovia MG 129, que dá acesso a Bento Rodrigues.

Continua após publicidade

Os moradores do distrito, além de sofrerem os impactos do rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco/Vale/BHP Billiton, em 2015, sofrem com o risco do rompimento da barragem Doutor, da Mina de Timbopeba, que pertence à mineradora Vale.

::Leia também: Barragem da Vale sofre instabilidade e força remoção de moradores em Ouro Preto:: 

Durante a manifestação, atingidos reivindicaram ações de reparação por parte do poder público, informações confiáveis sobre a segurança da barragem Doutor, a implementação imediata de uma Assessoria Técnica Independente no território e a retirada de todas as famílias moradoras do entorno da barragem.

Os moradores pautaram também uma maior atuação da Prefeitura de Ouro Preto na garantia de direitos para a população atingida. Políticas públicas de saúde, de abastecimento de água e educação são algumas das necessidades imediatas.

::Leia também: População de Antônio Pereira (MG) denuncia alto nível de poeira de obra da Vale::

Por volta das 9h, policiais militares chegaram ao local e exigiram o fim do protesto. Porém, os atingidos afirmam que realizarão outras ações.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa