meio ambiente

‘Na Amazônia, as mudanças climáticas já aconteceram’, diz Dom Erwin ao Programa Bem Viver

Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica reforça que é urgente ir além de acordos internacionais, com prazos longos

Ouça o áudio:

Dom Erwin também é bispo emérito do Xingu (PA) - Divulgação
Disseram que vamos parar com o desmatamento em 2030. Eu pergunto: ‘o que vai sobrar até lá?

Para o presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica, Dom Erwin Krautler, os efeitos das mudanças climáticas no bioma já são uma realidade, que afeta a vida de espécies animais, vegetais e das pessoas que vivem na região. Ele reforça que é urgente tomar medidas efetivas para conter o desmatamento e a degradação do meio ambiente, que consigam ir além de acordos internacionais com prazos muito longos e ações pouco objetivas.

“Estou na Amazônia há 56 anos e sou testemunha que muito já mudou nessas cinco décadas. Lá, a mudança climática já aconteceu”, avaliou em entrevista a edição de hoje (30) do Programa Bem Viver. “Se você comprar a região nos anos 1960 com hoje a mudança é óbvia. Naquele tempo ninguém falava em climatização, mas hoje não tem hospital, hotel ou mesmo casas particulares que sem ar-condicionado.”

Na conversa ele avaliou os resultados da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP26) e os efeitos da política do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre os biomas brasileiros, em especial a Amazônia.

“Tenho a sensação que toda aquela Conferência, caríssima, que gastou bilhões, nada mais foi que empurrar toda a questão com a barriga. Os prazos são sempre mais adiantados, é terrível. É como se o planeta estivesse na UTI e ficássemos buscando medidas paliativas, que não são suficientes”, pontuou. “Disseram que vamos parar com o desmatamento em 2030. Eu pergunto: ‘o que vai sobrar até lá?’”.

Acampamento 8 de Março

As 80 famílias que vivem no acampamento 8 de Março, em Planaltina (GO), fazem valer a missão de produzir alimentos saudáveis e defender a vida e a natureza. Ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), aos trabalhadores colocam em prática projetos de doações de alimentos para os mais vulneráveis e abastecem mercados da região com alimentos orgânicos, produzidos com base no trabalho justo.

A meta para 2022 é ampliar ainda mais as atividades. Mas o desafio é grande, principalmente devido ao atual cenário político, marcado pela atuação intensa da bancada ruralista no Legislativo, além da postura do presidente Bolsonaro, que se posiciona publicamente contra as populações do campo.

A história do acampamento é destaque na edição de hoje do Programa Bem Viver, que conta o exemplo de solidariedade e trabalho coletivo dos assentados, mesmo durante a crise econômica e a inflação no preço dos alimentos.

Lideranças negras

No último dia de novembro, Mês da Consciência Negra, o Programa Bem Viver apresenta o trabalho e o perfil de onze lideranças negras de Pernambuco engajadas na luta política e social contra o racismo.

Nomes como o da política e ativista Jô Cavalcanti, do sindicalista Paulo Rocha, da defensora de direitos humanos Chopelly Santos, do líder religioso Ivo de Xambá e da jogadora de futebol Duda estão na lista.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes