Mais de 460 mil servidores ativos, inativos e pensionistas do estado do Rio de Janeiro receberão o salário de novembro na próxima sexta-feira (3). O pagamento de dezembro, que seria feito em janeiro, também será antecipado para o penúltimo dia de dezembro. Ao todo, a folha de pagamento dos servidores é de R$ 1,84 bilhão.
Leia também: Candidatos do Enem prejudicados por operação no Complexo do Salgueiro (RJ) poderão fazer provas
O governador Cláudio Castro (PL) também anunciou que a segunda parcela do décimo terceiro será depositada no dia 17 de dezembro. A primeira parcela foi paga em junho e, segundo o governo, os dois depósitos vão injetar mais de R$ 2 bilhões na economia do estado.
"A antecipação dos salários só foi possível pelo trabalho que o Estado está fazendo na grande arrumação administrativa e das finanças", disse o governador na coletiva de imprensa na última segunda-feira (29). Segundo Castro, esta será a 13ª vez que o pagamento dos servidores é antecipado na sua gestão.
O governador também comentou que a arrecadação de royalties do petróleo no estado contribuiu para adiantar os salários."Vivemos um tempo privilegiado no Rio de Janeiro por causa da junção do bom preço do barril do petróleo e o dólar, e isso reflete no ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços]. Os número de arrecadação também mostram que estamos aumentando a atividade econômica", afirmou.
O governo também adiantou que começa a pagar em fevereiro a recomposição salarial para os servidores. O reajuste tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Edição: Clívia Mesquita