Paraná

Meio ambiente

Atingidos denunciam violação ambiental no Oeste do Paraná

Em ato, famílias atingidas denunciam poluição no Rio Andrada, que inviabiliza atividades agrícolas na região

Curitiba (PR) |
Rio Andrada, que banha o oeste do Paraná, poluído por dejetos da criação de suínos - MAB

Nesta quinta-feira (18), atingidos por barragem da região Oeste do Paraná fizeram um ato no município de Capitão Leônidas Marques para denunciar a situação das famílias ribeirinhas do Rio Andrada, que sofrem com a degradação ambiental provocada pela suinocultura na região.

O rio, que percorre os municípios paranaenses de Cascavel, Boa Vista da Aparecida, Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques encontra-se completamente poluído por dejetos da criação de suínos. Estima-se que 200 famílias ribeirinhas estejam sendo diretamente afetadas pelos problemas decorrentes da contaminação do rio, também conhecido popularmente como Baicuru.

Durante a manhã, moradores, junto ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), fizeram panfletagem na BR-163 denunciando a situação de degradação ambiental.

Segundo Nívea Diógenes, integrante da coordenação do MAB, os atingidos também estão levando a denúncia aos órgãos competentes. “Tivemos uma reunião com o Ministério Público (do Estado do Paraná) para entregar um dossiê e ofício com as denúncias e reivindicações para que sejam tomadas as medidas necessárias para que as famílias voltem a ter uma vida normal”, afirmou.


Ministério Público do Paraná recebeu dossiê com denúncias e reivindicações / MAB

Em sua grande maioria, os ribeirinhos exercem atividades relacionadas à agricultura familiar e dependem da qualidade da água do rio para a garantir seu sustento.

A unidade de suinocultura instalada desde 2016 no distrito de Juvinópolis (PR) é de responsabilidade da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel) e tem capacidade de produção de 30 mil porcos por mês.

A população relata que há dois anos observa com preocupação as mudanças na coloração e turbidez da água. Com a estiagem do último período, porém, houve o agravamento do mau cheiro, escurecimento da água e impossibilidade do consumo dos peixes do rio.

Em entrevista à rádio regional Hawai, o prefeito de Santa Lúcia, Renato Tonidandel, afirmou estar ciente da situação. “Nós temos percebido, no leito do Rio Baicuru, a mortandade de peixes e a contaminação da água. Muitas famílias que moram ali trazem fotos e vídeos mostrando esse problema”, disse.

Coopavel rebate denúncias

A reportagem do Brasil de Fato Paraná entrou em contato com a assessoria de imprensa da Coopavel, relatando as denúncias e pedindo um posicionamento oficial. Reproduzimos a resposta abaixo, na íntegra:

"A Coopavel informa que atende com rigor todas as leis, normas e orientações e possui todas as autorizações ambientais para a operacionalização da UPL (Unidade de Produção de Leitões) localizada no distrito de Juvinópolis, interior do município de Cascavel.

A cooperativa informa ainda que não faz o lançamento de dejetos de suínos no rio Andrada/Baicuru. A UPL de Juvinópolis passa por inspeções regulares realizadas pelos órgãos competentes. A Coopavel pratica a responsabilidade ambiental e produz alimentos de forma sustentável, gerando empregos e desenvolvimento."

Edição: Lia Bianchini