Paraíba

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

MST lança filme Marighella neste sábado (20) em Campina Grande

Iniciativa é parte da programação dos atos Fora Bolsonaro; Lançamento será às 19h, no Teatro Municipal Severino Cabral

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Marighella já foi exibido em festivais em Berlim, Seattle, Hong Kong, Sydney, Santiago, Havana, Istambul, Atenas, Estocolmo e Cairo - Divulgação

O Movimentos das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Sem Terra da Paraíba vai marcar o dia da Consciência Negra e os atos Fora Bolsonaro, marcados para acontecer neste sábado (20), com o lançamento do filme Marighella, dirigido pelo ator Wagner Moura.

Para a ocasião, vão participar quatro atores da obra, entre eles, o ator paraibano Luiz Carlos Vasconcelos, que vão fazer um debate após a exibição do filme.

A entrada é gratuita e serão disponibilizados 200 ingressos para o público em geral que serão distribuídos na manhã de sábado (20), numa barraca que será montada na Praça da Bandeira, das 8h30 às 12h. Ingressos também serão destinados a movimentos sociais de Campina Grande e regiões.

A quantidade de ingressos foi estabelecida de acordo com o decreto estadual relacionado às medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Sendo assim, a lotação máxima do Teatro Severino Cabral é de 70% de sua capacidade.

A organização pede que as pessoas levem um quilo de alimento não perecível para trocar pelo ingresso do filme para serem destinados às cozinhas comunitárias de Campina Grande que estão ocupadas por movimentos sociais produzindo refeições para quem tem fome.

Desde 2019, o filme Marighella aguardava para ser lançado no Brasil, enfrentando censura por parte do governo brasileiro. Baseado no livro biográfico Marighella: "O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo", de Mário Magalhães, o filme de Wagner Moura conta a história de Marighella a partir da fase mais dura o golpe militar, de 1964 a 1970, mostrando os fatos praticados pela ditadura, como torturas, perseguições e assassinatos.

 

Edição: Heloisa de Sousa