Um decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro publicado nesta quarta-feira (17) determina que não é mais obrigatório o uso de máscaras em academias de ginástica do município. O uso da proteção facial em demais locais fechados e transportes públicos segue obrigatório na cidade.
A liberação do uso de máscaras vale para academias, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e pistas de patinação, desde que o estabelecimento possa garantir que todos os ocupantes estejam completamente vacinados.
Leia mais: Município do Rio mantém obrigatório o uso de máscaras em locais fechados
O decreto destaca a necessidade do comprovante de vacinação correspondente a faixa etária. Pessoas com idade entre 15 a 59 anos devem apresentar o esquema vacinal completo, e pessoas acima 60 anos com a dose de reforço.
A comprovação da situação vacinal pode ser feita com o certificado de vacinação digital disponível na plataforma ConecteSUS ou com comprovante, caderneta ou cartão de vacinação.
Segundo o painel da vacinação contra a covid, a cidade do Rio alcançou 75,7% da população total imunizada com as duas doses ou a dose única. Nesta quarta (17), a dose de reforço é destinada para as mulheres com 60 anos ou mais.
O último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura do Rio, na sexta-feira (12), mostra que todas as regiões encontram-se com risco baixo para covid-19. Naquela semana, para cada 100 testes realizados, três foram positivos (3%). Além disso, dos cerca de 50 pacientes internados em leitos da rede SUS, 90% não têm o esquema vacinal completo.
Edição: Clívia Mesquita