Rio Grande do Sul

Ao vivo e Online

50 Tons de Pretas realiza show "Tira o teu racismo do caminho", nesta quinta-feira (18), às 20h

Apresentação no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa marca a gravação do primeiro DVD da banda

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Banda mistura estilos musicais cantando temas que envolvem mulheres negras, feminismo, diferença de classes e esperança de uma sociedade igualitária - Foto: Tiago Trindade

Após os dois primeiros trabalhos autorais, o álbum "Voa" e o EP "Então vem", a 50 Tons de Pretas apresenta o espetáculo "Tira o teu racismo do caminho". O show será nesta quinta-feira (18), às 20h, no Teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, e marca a gravação do primeiro DVD da banda.

A apresentação será presencial, mas também será transmitida de forma online para quem se sentir mais confortável nesse formato. Os ingressos estão à venda no site do Teatro (clique aqui para acessar).

Assim como os discos autorais, o espetáculo tem a direção musical de Dejeane Arruée, que junto com Grazi Pires assina a concepção artística e cênica, e terá as participações especiais do Coletivo Meninas Crespas e Grupo Afroativos.

"As intervenções cênicas e as performances com os convidados darão um toque especial no enredo do show", destaca Dejeane. 

"Cada momento foi pensado para que nosso público consiga pulsar na mesma frequência que a música nos faz pulsar. É o momento de estarmos conectados pela música", aponta Grazi Pires.

Os músicos escalados para esta apresentação são os mesmos que gravaram os dois trabalhos lançados anteriormente: Gustavo Nunes (guitarra), João Costa (bateria), Vladimir Godoy (baixo), Alexandre Santo (guitarra), Tiago Fagundes e Alexsandra Amaral (percussão). A produção é da Bretanha Produções em parceria com a Pretas Produções.

Sobre 50 Tons de Pretas

Nesse curto tempo de existência, a banda acumula um repertório que traça um diálogo com o pop, samba, rock e com a música popular brasileira. As Pretas, como são também conhecidas, são compositoras, musicistas e arranjadoras, além de desenvolverem trabalhos como educadoras para crianças e adolescentes. O papel de educadoras reflete na maneira como conseguem trazer com naturalidade temas sociais fortes e de reflexão.

Estão presentes nas letras temas que envolvem mulheres negras, feminismo, diferença de classes, a esperança de uma sociedade igualitária e o fortalecimento da mulher. O cunho político está presente em canções que buscam refletir sobre o espaço ocupado pela mulher negra.

"Preta, olha aonde você chegou, pois, um dia, acreditou que a vida ia sorrir pra ti...", diz a letra do primeiro single lançado pelas por elas, canção esta que deu nome ao espetáculo "A mais pura verdade", que circulou por mais de 15 cidades em 2018, pelo SESC.

Com este show foram indicadas ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Espetáculo, em 2019. As participações na Virada Sustentável, Parada de Luta LGBTI, Cerimônia de premiação do 46º Festival de Cinema de Gramado, show no Multipalco do Theatro São Pedro, além da turnê promovida pelo SESC, marcaram a trajetória da banda.

O primeiro disco, "Voa", foi lançado em novembro de 2020 e, este ano, as Pretas lançaram o EP "Então Vem".


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira