Joaquim Leite

Alertas de desmatamento na Amazônia batem recorde em outubro, segundo o Inpe

Jornal Brasil Atual traz detalhes sobre a participação do ex-presidente Lula em conferência no Parlamento Europeu

Ouça o áudio:

II Marcha Nacional das Mulheres Indígenas contra o marco temporal - 10 de setembro de 2021 - CARL DE SOUZA / AFP

Mais de 870 quilômetros quadrados da Amazônia Legal estavam sob alerta de desmatamento no mês passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa uma alta de 5% em relação a 2020 e um recorde para o mês na série histórica de cinco anos.

Continua após publicidade

O Pará lidera a lista, com uma área de 501 km² sob alerta de desmatamento, seguido do Amazonas, com 116 km², e do Mato Grosso, com 105 km².

Os números foram divulgados pelo Inpe dois dias depois do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmar na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que o “futuro verde já começou no brasil”.

Visando determinar objetivos para a preservação ambiental, a 26ª edição da COP terminou na última sexta-feira após duas semanas de negociações entre os países participantes.

Sem a presença do presidente da República, a comitiva brasileira traçou metas, como o compromisso de alcançar a neutralidade de carbono até 2050, reduzir as emissões de metano em 30% e zerar o desmatamento até 2030.

Apesar do país ter firmado tais acordos, movimentos sociais e entidades ambientalistas não consideram que os compromissos serão assumidos pelo governo Bolsonaro.

Confira esta notícia e todos os destaques do dia no áudio acima. 
___

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Rede Brasil Atual