Paralisação

Só estamos exigindo não ter arrocho salarial, diz presidente do Sindicato de Jornalistas de SP

Jornal Brasil Atual conversa com o dirigente Thiago Tanji para falar sobre a mobilização do próximo 10 de novembro

Ouça o áudio:

Ato Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo para reivindicar recomposição salarial - Eduardo Viné - SJSP

Na próxima quarta-feira (10), jornalistas de jornais e revistas da capital paulista realizarão uma paralisação para exigir a recomposição salarial em função da inflação de 8,9% (no período de junho de 2020 a maio de 2021), segundo INPC. A demanda já completou 5 meses, e o sindicato patronal dos Jornais e Revistas da Capital  tem se mostrado intransigente em relação a ela.

Para falar sobre essa luta, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, recebeu o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Thiago Tanji. Para ele, a demanda sequer corresponde como deveria ao nível da crise econômica que vive o país. "Essa é a inflação oficial, mas a gente sabe que quando a gente vai no supermercado, no posto de gasolina, a inflação é muito maior do que 8,9%", disse Tanji.

Nesta sexta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, deu um prazo de 10 dias para que Jair Bolsonaro explique os ataques feitos a jornalistas durante sua recente viagem para a Itália. Tanji comentou a situação em relação à segurança dos profissionais sob o governo Bolsonaro. 

"Infelizmente não é um caso pontual. Desde a posse de Bolsonaro pra cá, e antes também durante a campanha, os jornalistas têm sido alvo preferencial dos apoiadores de Bolsonaro, e especialmente as jornalistas mulheres, nessa atitude misógina do governo", denunciou o presidente do SJSP. 

O jornal também traz a análise de Rodrigo Vianna, na coluna Plenos Poderes, sobre a saída de Deltan Dallagnol do Ministério Público e a filiação de Sergio Moro ao Podemos. Vianna também analisa a recente crise aberta no PDT, após Ciro Gomes suspender sua pré-candidatura à Presidência da República pelo partido, em função dos votos de deputados do partido a favor da polêmica PEC dos Precatórios. 

Confira essas e mais notícias desta sexta-feira no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

 

 

 

 

Edição: Mauro Ramos