O Rio de Janeiro vai receber uma unidade da Universidade de Oxford a partir do ano que vem. A universidade reconhecida como uma das melhores do mundo, é responsável pelo desenvolvimento da vacina Oxford/AstraZeneca.
Essa é primeira vez que o instituto expande seus cursos fora do território da Inglaterra. O objetivo é produzir pesquisas sobre medicamentos, vacinas e capacitação de profissionais de diversas áreas.
Leia também: Quando eu tomar a segunda dose da AstraZeneca terei as mesmas reações que tive à primeira dose?
Segundo informações do jornal Extra, a direção da nova unidade ficará a cargo da pesquisadora e professora brasileira Sue Ann Clemens, responsável por trazer os estudos da vacina ao Brasil e diretora do primeiro mestrado em Vacinologia do mundo, na Universidade de Siena, na Itália.
Ainda de acordo com o jornal, a unidade brasileira de Oxford vai oferecer cursos de especialização, mestrado e doutorado, centrados em realização de pesquisa, vacinologia e doenças infecciosas.
A nova unidade terá apoio do governo britânico e apoio científico da Universidade de Siena, do Instituto para Saúde Global da Universidade College London, do Reino Unido, e do Instituto Internacional de Vacinas da Organização das Nações Unidas (ONU).
Edição: Mariana Pitasse