As regras estabelecidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro para a flexibilização do uso das máscaras no estado começaram a valer a partir desta quinta-feira (28). A resolução foi publicada hoje pelo governo do estado do Rio numa edição extraordinária do Diário Oficial.
A norma orienta que os municípios poderão desobrigar o uso do equipamento de proteção individual em locais abertos e sem aglomeração quando 65% de toda a sua população ou 75% do público-alvo estiverem imunizados com as duas doses da vacina contra a covid-19 ou com a dose única.
Para liberar o uso de máscaras em ambientes abertos e manter essa medida em vigor, os municípios deverão estar com risco de transmissão da doença muito baixo (verde), baixo (amarelo) ou moderado (laranja). As informações são divulgadas todas as sextas-feiras no Mapa de Risco, publicado no painel Covid do estado.
Leia mais: ‘Máscaras devem ser a última medida a ser retirada’, diz médico ao Programa Bem Viver
O índice é calculado a partir dos indicadores epidemiológicos e assistenciais de cada município e região. Caso ocorra piora do cenário epidemiológico ou assistencial da covid-19 no município, o uso da máscara voltará a ser obrigatório mesmo nos ambientes abertos.
A Secretaria de Saúde reforça que o uso de máscaras em ambientes fechados permanece obrigatório, incluindo espaços públicos fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, assim como áreas fechadas de uso comum de condomínios residenciais e comerciais.
Edição: Jaqueline Deister