Educação

Prorrogado o período de matrícula na rede pública de ensino do Distrito Federal

Prazo se encerraria neste domingo (24) e agora foi estendido até o dia 31

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
No Distrito Federal, prazo de inscrições foi estendido até dia 31 de outubro - Mary Leal/Agência Brasília

A Secretaria de Educação do Distrito Federal decidiu prorrogar até 31 de outubro as inscrições para alunos novatos na rede pública de ensino. O prazo se encerraria no próximo domingo (24), mas, diante dos muitos relatos de dificuldades de acesso no número 156, feitos por pais e responsáveis, a pasta determinou a extensão do prazo por mais uma semana. 

Segundo a Secretaria, o número de canais exclusivamente voltados para a telematrícula no 156 foi triplicado – eram 10, agora são 30 atendentes. O novo prazo vale tanto para a telematrícula pelo número 156 opção 2 quanto pelo site da secretaria, que continuará aberto às inscrições, que funcionam como pré-matrícula.

:: DF: rede pública de ensino recebeu 9,5 mil pedidos de matrícula ::

Pelo site, é possível fazer a inscrição durante as 24 horas do dia.

Até as 14h desta quinta-feira (21), 19.122 inscrições foram realizadas pelo telefone 156 e pela internet. No ano passado, o período de inscrições totalizou 31.974 cadastros.


Escola Parque da 308 Sul, no Plano Piloto / André Borges/Agência Brasília

Quem pode se inscrever

As inscrições para o ano letivo de 2022 são somente para novatos da rede pública na educação infantil (pré-escola), no ensino fundamental e no ensino médio.

A idade mínima para matrícula é de 4 anos completados até 31 de março de 2022. No ato do cadastro, o interessado precisa informar o número de CPF do estudante que será inscrito e o CEP da residência em que mora ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis.

Com essas informações, a Secretaria de Educação vai realizar o cruzamento de dados e direcionar os novos estudantes preferencialmente para unidades escolares na região do CEP apresentado na inscrição, seja onde ele mora, seja onde trabalham os pais ou responsáveis.

Resultado

A previsão é de que o resultado seja divulgado em 21 de dezembro de 2021, também pelo site. As matrículas deverão ser efetivadas de 4 a 11 de janeiro de 2022. A secretaria divulgará posteriormente as orientações e os documentos necessários.

Estudantes especiais

O cadastro e a triagem de novos estudantes especiais, como também o remanejamento dos que já são matriculados em escolas da rede pública de ensino do DF, serão realizados de 4 a 29 de outubro.

No caso de inscrição e triagem, os interessados devem se dirigir à regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis. Para remanejamento (transferência de uma escola pública para outra), é necessário ir à secretaria da unidade escolar onde o estudante está matriculado.

De acordo com a pasta, as regionais estão adotando os protocolos de segurança, como distanciamento e uso de máscaras, para atendimento às famílias.

Renovação de matrícula

A renovação da matrícula de estudantes da rede pública de ensino para o próximo ano letivo é automática para aqueles que são frequentes. Dessa forma, cabe às secretarias escolares realizar a confirmação de matrícula desses alunos.

Para os estudantes que desejam mudar de uma instituição pública de ensino para outra, o remanejamento escolar ocorrerá de 8 a 11 de novembro, diretamente na escola onde o estudante está matriculado.

Creche

Os pais ou responsáveis pelas crianças matriculadas em creches públicas e parceiras da Secretaria de Educação que desejarem o atendimento em uma unidade escolar diferente da indicada para o ano letivo de 2022 devem fazer nova inscrição. O cadastro poderá ser feito de 5 a 24 de outubro, por meio da Central de Atendimento ao Cidadão – 156, opção 2.

Caso optem por dar continuidade ao atendimento na rede pública de ensino na escola indicada após a creche onde está matriculado, não é necessário efetivar nova inscrição por parte dos pais ou responsáveis.

No caso das crianças matriculadas via Cartão Creche, todas precisam ter nova inscrição.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino