Resistência

Vereadores aprovam segunda reforma da Previdência de SP e servidores entram em greve

Jornal Brasil Atual também traz informações de encontro nesta sexta (15) com participação de movimentos populares e Lula

Ouça o áudio:

Servidores afirmam que medida confiscará salários e retirará direitos trabalhistas que já foram prejudicados em 2018, quando foi aprovada a primeira Sampaprev - Sindsep/Reprodução

Sob intenso protesto dos servidores municipais, os vereadores paulistanos aprovaram na tarde de ontem a nova reforma da previdência municipal, em primeira votação.

Em resposta, os professores da rede municipal aprovaram greve já na tarde de ontem e os demais servidores municipais de São Paulo entraram em greve nesta sexta-feira (15).

Com 37 votos favoráveis e 16 contrários, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quinta-feira a nova reforma da previdência municipal, que promove um ataque aos servidores da ativa e aos aposentados

A Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município número 7, de 2021, apresentada pelo governo de Ricardo Nunes, do MDB, propõe que os servidores aposentados que ganham de um a seis salários mínimos contribuam com uma alíquota de 14% para previdência municipal. Hoje esses trabalhadores são isentos

Cálculos do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), indicam que um servidor aposentado que receba 3 mil Reais, passará a contribuir com 277 por mês.

Além disso, para servidores que ganham acima do teto do INSS, o aumento no desconto da contribuição previdenciária pode chegar a mais de 900%.

A justificativa da prefeitura é que a previdência municipal é deficitária, mas utiliza um cálculo que considera a situação daqui a 75 anos, inflando os números e fazendo crer que o rombo de R$ 170 bilhões é atual.

A aprovação se deu sob forte protesto dos servidores municipais e contou com várias manobras da base do governo Nunes, com provocadores no meio da manifestação e vereadores favoráveis ao projeto impedindo que a oposição usasse a fala em plenário.

Agora os servidores pretendem intensificar a mobilização, até a segunda votação

Confira a reportagem e o jornal completos no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Rede Brasil Atual