Conjuntura indigesta

Tempero da Notícia: as contradições do governo, do mercado e da terceira via estão à mesa

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos
Trégua bolsonarista com elites gera pressão por um lado e respiro por outro

Tempero da Notícia desta semana, produzido pelo Brasil de Fato, traz as análises do jornalista Rodrigo Vianna sobre as contradições do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Opiniões sobre a indigestão da maioria da sociedade com os fatos da semana, e sobre alguns dos ingredientes que parte das instituições da República tenta colocar em uma receita que resulta em um prato raso e de consistência duvidosa. 



Para muitos, por outro lado, o prato segue mesmo vazio, assim como o estômago, o que levou a Via Campesina a fazer ato de escracho em Brasília, na sede da Aprosoja.

::"Soja não enche o prato": Via Campesina ocupa Aprosoja para denunciar a fome no Brasil::

Vianna aponta os sinais contraditórios na chegada de Bolsonaro à terra onde aconteceram as festividades à Nossa Senhora Aparecida, no último dia 12 de outubro, com vaias e aplausos; a providencial ida do ministro da Economia, Paulo Guedes, para os Estados Unidos, quando deveria prestar esclarecimentos no Congresso sobre offshores em paraísos fiscais; e o acordo entre o bolsonarismo e a elite, que deriva em pressões para que o Senado aprove a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF). 

Uma bandeja que os evangélicos reclamam pela demora de chegar à mesa, segundo Rodrigo. 
 
Na chamada terceira via para as eleições de 2022, segundo o jornalista, o cheiro é de queimado. O atual governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), parece perder a corrida dentro do partido para o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Enquanto os tucanos se bicam, em outros voos, o provável candidato à presidência pelo PDT no próximo ano, Ciro Gomes, parte para o ataque à Dilma e Lula, tentando encontrar um raio de sol que o tire de apenas um dígito de intenção de votos. 

::Governo estranho, com gente esquisita::

Para o quadro Panela de Pressão, o jornalista leva o governador de São Paulo João Doria (PSDB). Para Vianna, um traidor cada vez mais solitário.

E para fechar a refeição, na Sobremesa, a indicação da série da Netiflix "Colonia Dignidade", que retrata uma comunidade de alemães cristãos comandada por um líder carismático e manipulador que se estabelece no Chile e se torna cúmplice da ditadura no país.

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Isa Chedid e Vinicius Segalla