Notícias da Ásia

Xi Jinping defende "reunificação pacífica" com Taiwan

Aumenta a tensão no Estreito de Taiwan e Pequim critica intromissão estrangeira

Brasil de Fato | São Paulo |

Ouça o áudio:

Xi Jinping, presidente da China, falou em cooperação e diálogo na Assembleia Geral da ONU - Governo da China

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que não há tolerância para a intromissão estrangeira na questão de Taiwan e prometeu alcançar a reunificação nacional. Os comentários ocorrem após um período de tensões, com a China enviando mais de uma centena de aviões militares para o espaço aéreo de Taiwan no espaço de uma semana.

Continua após publicidade

"Ninguém deve subestimar a determinação inabalável, a forte vontade e a grande capacidade do povo chinês de defender a soberania nacional e a integridade territorial. A tarefa histórica da reunificação total da pátria deve ser cumprida, e o será definitivamente", disse Xi.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Pequim também afirma que há relatos de que os Estados Unidos estão há um ano treinando os militares de Taiwan.

Continua após publicidade

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, reagiu aos comentários e afirmou que Taipei "não vai se curvar" à pressão de Pequim e que a China não pode determinar os rumos de Taiwan.

Enquanto a China afirma que Taiwan faz parte de seu território, a ilha diz ter independência e busca seu reconhecimento por organismos internacionais e outras nações. Os Estados Unidos costumam vender equipamentos militares para Taiwan, uma questão que costuma ser uma fonte de tensão entre Washington e Pequim.

Edição: Arturo Hartmann