Geopolítica

China considera "infundadas" as recentes acusações por parte dos Estados Unidos

Vice-ministro declarou nesta terça-feira (12) que ambos países "têm interesses comuns".

|

Ouça o áudio:

"A China e os EUA são uma comunidade indivisível com interesses comuns", afirmou o vice-ministro Le Yucheng. - Twitter @IramsyteleSUR

O governo chinês lamentou as acusações infundadas dos Estados Unidos por supostas políticas orientadas pelo Estado e não pelo mercado, mas também apelou para Washington para normalizar o comércio entre as duas nações.

"A China e os EUA são uma comunidade indivisível com interesses comuns", disse o vice-ministro chinês das Relações Exteriores, Le Yucheng, em entrevista à CGNT News.

Apesar das "tentativas dos EUA de separar-se e interromper a cadeia de insumos e reduzir o impacto da covid-19, o comércio bilateral cresceu quase 9% em 2020", enfatizou.

Sobre as declarações recentes da representante do Comércio dos EUA, Katherine Tai, de cooperar com outras economias que pensam da mesma forma com o objetivo de combater as políticas econômicas da China, Le expressou seu desacordo com tais afirmações.

Na semana passada, Tai reiterou as preocupações dos Estados Unidos sobre "as políticas e práticas da China, mais orientadas pelo Estado do que pelo mercado, o que prejudica os trabalhadores, agricultores e empresas norte-americanos".

"Esperamos que o governo dos EUA mude verdadeiramente o rumo e trabalhe com o setor empresarial para transformar a cooperação econômica e o comércio para romper as tensões nas relações China-EUA", concluiu Le Yucheng.

 

*Tradução de Fernanda Paixão